Projeto recupera Rio Cheonggyecheon em Seul

metrópole verde

O Projeto de Restauração do Cheonggyecheon, desenvolvido em Seul, na Coréia do Norte, despoluiu todo o canal do rio e criou diversos parques lineares, ampliando a quantidade de áreas verdes nas ruas da cidade

Quem vê as águas límpidas que correm pelo leito do rio Cheonggyecheon, enchendo de verde e de vida o centro de Seul, na Coreia do Sul, não pode supor que, durante décadas, a área não passava de uma região degradada, por onde costumava passar um viaduto poluído e cheio de carros.

Para revitalizar a zona urbana e recuperar o ambiente local, a prefeitura decidiu criar um parque público de quase 6 quilômetros de extensão: tratou de despoluir todo o canal, demolir uma quantidade de cerca de 600 mil toneladas de concreto e asfalto e criar um novo plano de paisagismo.

O Projeto de Restauração do Cheonggyecheon levou dois anos para ficar pronto e consumiu mais de 280 milhões de dólares, mas colocou a capital sul-coreana na rota das cidades mais ambientalmente amigáveis do mundo. O projeto permitiu a construção de parques lineares que devolveram à população da cidade (cerca de 10 milhões de habitantes) o contato com as margens do rio - que agora contam com novas pontes e um sistema de transporte interligado.

O concreto do viaduto derrubado foi reciclado para outras obras de benfeitoria na cidade. Desde o fim de fevereiro, os moradores já podem aproveitar cerca de 400 hectares de área pública e totalmente arborizada para passear e caminhar. Sem dúvida, um exemplo a ser seguido nas metrópoles do mundo todo.


Fonte: planetasustentavel
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário