Estilo Colonial Português remanescente em Manaus

Casa Colonial Português abandonada, na rua Saldanha Marinho. Ainda preserva seu aspecto construtivo e estético na fachada, com azulejos portugueses. 
Faço um alerta para que autoridades (IPHAN, SEC e Prefeitura) possam intervir na salvaguada desta edificação significativa para a evolução arquitetônica de Manaus.
Muitas edificações históricas na cidade estão em ruínas ou até desmoronaram. Outros conjuntos de casas relevantes para esse contexto, localizados na rua logo ao lado desta, na rua Costa Azevedo são também do estilo colonial Português , com azulejos na fachadas.
Foto:©KJhones
 
Casario na Rua Bernardo Ramos, no Centro de Manaus.
Atualmente (2010) estão sofrendo intervenções de recuperação de fachadas e telhado. Passei por há algumas semanas pela rua, e constatei algumas alterações ireverssíveis, como o telhado antigo, que era em capa canal, construído por índios e escravos do sec XVIII.
Me preocupa muito o processo de intervenção feito atualmente neste conjunto de casas do estilo português.
Foto:©KJhones
 
Casas germinada em aspecto remanescente do estilo colonial português, características como ausência de platibanda, telha em capa cana de cerâmica e arcos de janelas e portas em arco batido. Seu interior é em pau-a-pique e madeira (possível intervenção).
Foto:©KJhones


Prédio comercial do estilo colonial português, remanescente de uma arquitetura fluente no séc. XVIII. Ainda existente, o comércio varejista ao lado da Igreja dos Remédios, no Centro de Manaus. Resiste ao tempo e as constantes intervenções que construções como este vem sofrendo no Centro Histórico da cidade.
Foto:©KJhones

Detalhe do telhando da construção colonial Portuguesa. Telhas estilo capa canal em barro, com sério risco de perder a identidade, com intervenções sem precauções em manter a integridade da construção.
Foto:©KJhones


Situação da pintura da fachada - 2003.
Foto:©KJhones


Torre da Igreja dos Remédios.
Foto:©KJhones

Edificação na avenida Epaminondas, antes da praça da Saudade. Ainda preserva suas características de telhado e fachada.
Foto:©KJhones
Casas Geminadas. Rua  Leovegildo Coelho - Centro.
Foto.©KJhones

Casas Germinadas, rua Costas Azevedo - Centro.
Foto. ©KeyceJhones

Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Comentar com o Blogger
    Comentar com o Facebook

3 comentários:

  1. A Torre da Igreja dos Remédios tá parecendo a da Embratel da Rua Leonardo Malcher na Pç 14! Muito feio!!! O Centro histórico está perdendo a sua caracteristica!!!

    ResponderExcluir
  2. qual a data da construção mais antiga de manaus ainda existente?

    ResponderExcluir
  3. A casa da primeira foto foi demolida!!

    ResponderExcluir