Conheça um pouco sobre a evolução do que nossos políticos andaram fazendo para defender o uso de bicicletas em Manaus.

Foto - Keyce Jhones

Ciclofaixa de lazer na Ponta Negra.













Hoje em dia virou moda falar do uso de bicicletas em Manaus, só que esse "boom" começou pela iniciativa do movimento Pedala Manaus, em 2010. Mas você já procurou saber o que nossos políticos já fizeram para defender o uso da bicicleta em nossa cidade? 




Acompanhe a cronologia das ações apresentadas de início na CMM e depois na ALEAM:

2007
O Ari Moutinho (PMDB) previa a implantação de ciclovias nas ruas de grande porte e avenidas de Manaus, PL de autoria.

2008
Já na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o PL do vereador Ari Moutinho, tinha por finalidade incluir em todos os projetos de obras do sistema viário do Município, a construção de ciclovias em ruas e avenidas, de acordo com a situação geográfica do local. A inclusão das ciclovias oferecerá à população a opção de transporte de bicicleta em condições de segurança, contribuindo também para a saúde do ciclista e a preservação do meio ambiente.


Os pareceres aprovados agora foram para o plenário para análise e aprovação e, em seguida, à comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

2008
Vereadores mantêm veto do Executivo às ciclofaixas

O Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Nasser (PSC), que propunha ao Poder Executivo a implantação de ciclofaixas (espaço reservados nas vias de trânsito exclusivas para bicicletas) na cidade, aprovado pela Câmara Municipal de Manaus antes do recesso do mês de setembro, retornou hoje, 08, ao plenário em forma de veto do Prefeito Serafim Corrêa (PSB). A maioria dos vereadores presentes em plenário votou a favor do veto.

Segundo a justificativa apresentada pela prefeitura, o projeto não pode ser implantado pois não cabe ao município a regulamentação de circulação de veículos, de qualquer natureza, nas vias terrestres. Essa é uma atribuição restrita ao Código de Trânsito Brasileiro, conforme a Lei Federal de número 9.503,97.

2008
Câmara aprova veto às ciclofaixas

A Câmara Municipal de Manaus aprovou hoje (05), na ordem do dia, veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Nasser (PSC), que determinava a implantação de ciclofaixas nas ruas da cidade. Para o veto, o Executivo alegou que o controle de veículos de qualquer natureza nas vias terrestres do País já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, portanto, lei federal, não cabendo ao município a sua regulamentação. Além disso, o projeto vinculava ao município a obrigação de pintar e sinalizar as faixas das ciclovias, sem definir a origem da despesa. 

2009
Socorro propõe ciclovias na nova versão do Plano Diretor

Após ver uma cena de atropelamento de um ciclista por um carro, a vereadora Socorro Sampaio fez um apelo aos vereadores membros da comissão de revisão do Plano Diretor, para que projetem a construção de ciclovias à margem das grandes avenidas, para dar aos ciclistas condições de trafegabilidade com segurança.
Socorro Sampaio assegurou que está muito preocupada com as condições do trânsito em Manaus. "Não bastassem as ruas esburacadas herdadas pela atual administração, os ônibus cacarecos que quebram constantemente, as obras que hoje tumultuam o tráfego, mas que, no futuro, trarão melhorias, o trânsito de Manaus é piorado pela total falta de preparo e educação de motoristas, ciclistas e até pedestres", lamentou a vereadora.

Ela disse que é preciso melhorar o trânsito até em função da Copa do Mundo de 2014. "Espero que até lá essas cenas que estou mostrando não se repitam", almejou, ao insistir que o futuro Plano Diretor, hoje em elaboração, contemple medidas básicas para dar mais segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

2010
Arthur Bisneto apresenta na ALEAM projeto que prevê implantação de ciclovias em Manaus, mas o projeto não segui adiante.

2011
O vereador Massami Miki (PSL) apresenta nesta segunda-feira (22/08), indicação à Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej) para planejar um sistema cicloviário a ser implementado pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

O parlamentar justifica que a mobilidade urbana é um tema essencial na preparação das cidades sede para a Copa de 2014.

2011
Foto-KeyceJhones

Ciclofaixa de lazer na Ponta Negra.


Marcel apresentará na CMM lei que define sistema cicloviário na cidade


O vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM),vereador Marcel Alexandre(PMDB), dará inicio nesta segunda-feira (8) a tramitação de um projeto de lei de sua autoria que estabelece o sistema cicloviário da cidade de Manaus. O objetivo é dotar os logradouros públicos da capital de espaços específicos reservados a ciclistas e estimular o uso da bicicleta com transporte alternativo aos automotores no contexto da prática física.



A proposta do vereador Marcel Alexandre tem fundamento jurídico no artigo 59 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e diferencia ciclovia, via aberta em passeios públicos voltada exclusivamente a ciclistas e separadas dos pedestres, e ciclofaixas, cuja característica é uma demarcação específicas nas vias públicas, a exemplo da Ponta Negra, zona Oeste.

2011

O PL sobre Ciclovias em Manaus, elaborado por Marcel Alexandre (1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Manaus), informa que o processo está tramitando nas comissões e agora se encontra na CCJ presidida pelo vereador Mário Frota.

Ainda estamos em 2011, então vamos acompanhas dois projetos que ainda estão em tramitação na CMM.

Na ALEAM:


Projeto de lei do deputado Luiz Castro (PPS), que ainda tramita nas comissões técnicas da ALEAM pretende tornar obrigatória a implantação de ciclovias em conjunto habitacional, financiado com recursos públicos. O deputado acredita que a adoção de ciclovias é uma parte importante da solução de problemas de transportes urbanos, além de um meio eficiente para manter-se a boa forma física, reduzindo o sedentarismo e os riscos de inúmeras doenças associadas à falta de exercícios físicos para a sociedade. 

A importância estratégica da medida, segundo Castro, é tanta que o Ministério decidiu avançar na obrigação legal e incentivar o uso do PlanMob por todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, principalmente as situadas em regiões metropolitanas de desenvolvimento integrado. “Comprovou-se que investimentos em ciclovias urbanas têm um retorno muito alto, com estudos apontando as vantagens econômicas decorrentes dos valores econômicos de ganho de tempo, segurança, meio ambiente e saúde pública”.

A Assem­bleia Leg­isla­tiva do Ama­zonas (ALEAM) au­tor­izou na manhã desta quinta-feira (29) o Gov­erno do Es­tado a con­tratar op­er­ação de crédito no valor de R$ 164 mil­hões junto ao Banco Na­cional de De­sen­volvi­mento Econômico e So­cial (BNDES). O din­heiro será uti­lizado na du­pli­cação da Rodovia AM-070, que liga Manaus ao mu­nicípio de Iran­duba.


Foto -Keyce Jhones 
Avenida que dá início à Ponte sobre o Rio Negro.

O dep­utado es­tadual Marco An­tonio Chico Preto (PP) disse que será con­struída uma nova avenida, com du­pli­cação, cujo pro­jeto vai ser dis­cu­tido na Comissão de Obras Públicas da ALEAM, a qual o par­la­mentar preside. “Vou trazer a se­cretária da Seinf, Valdívia Alencar, na ALEAM, para mostrar o pro­jeto”, disse, res­saltando a ne­ces­si­dade de que seja criada uma ci­clovia entre Iran­duba e Cacau-Pirêra.



Olha que contraditório, no que diz respeito a implantação de ciclovias a partir da ponte até Iranduba. Não seria justo defender toda uma rede que ligasse Manaus ao município de iranduba? Iniciando a partir da da ponte "Rio Negro", que atualmente não há nenhuma intervenção para que seja sinalizada quando ciclistas a utilizarem!

2011
Nas audiências públicas sobre o "Novo Plano Diretor" de Manaus, há uma tímida discussão sobre o planejamento cicloviário para a cidade. As audiências continua até o final deste ano.

Precisamos ter representatividade e aliados sempre, nos debates que envolvem planejamento urbano em Manaus, defendendo sempre políticas que assegurem uma mobilidade alternativa e justa.
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2 comentários:

  1. Desculpe discordar de vc mas bem antes de 'Pedala Manaus' já existia muitos utilizando a bicicleta como meio de transporte. Apenas não havia um direcionamento para a criação de ciclofaixas e afins. E na minha opinião, ciclofaixas é o máximo que dá para fazer nessa cidade. E não é de duvidar que mesmo com uma faixa exclusiva para as bicicletas carros e motos invadam esse espaço para 'fugir' de engarrafamentos. Em relação a esse 'movimento' pedalístico só dá para dizer que virou um encontro de bikes de última geração e não de indivíduos interessados em melhorias do ir e vir de bike. É claro que nem todos são 'alienados'. Vou de bike para o trampo e para todos os lugares e vejo muitos fazendo o mesmo. Sinto na pele a falta de respeito de motoristas e motoqueiros e, agora, de kombeiros. É, eles voltaram. E a cada dia mais carros. Talvez estejam 'segurando' alguma melhoria para o ano que vem, ano de eleições. Voltando ao assunto, bicicleta é tudo igual. Para que comprar uma 'TOP' se irão apenas divulgar um estilo de vida!? Hoje tem vários grupos pedalísticos. Que bom. Só falta irem para esses passeios de bike: sair de casa de bike e voltar de bike!
    E é um pouco triste ouvir comentários ruins sobre esse movimento: tipo o de quinta que chamava-se 'Quinta Alternativa' e agora virou 'Quinta dos Desunidos'. Ou o próprio Pedala Manaus que muitos apelidaram de 'Pedala Playboy' ou 'Pedala Galeroso'. Isso sem falar de fofocas e 'picuinhas' que rola no face de alguns desses grupos. Mas rede social é assim mesmo, é democrático. Ou quase...
    E como falaste no início isso é apenas uma 'moda'. Quando deixar de ser 'lucrativo' para alguns encostaram as bikes 'tops dos tops' e andarão de carro, moto, kombi ou outro veículo movido a gasosa. "É como música eleita no verão, quando o verão acaba a música é esquecida".

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  2. Penso que o Pedala Manaus é o primeiro a ter a notoriedade e por isso envolve a massa que gosta de pedalar por vários motivos, inclusive o de exibir a sua bike top das top. Mas me inseri no meio dessa turma e vi muita gente que vai por estilo de vida e filosofia de vida. O Keyce é um ciclista e estudioso do assunto. Engana-se quem pensa que esse grupos fazem parte de uma moda passageira, ao contrário, o uso da bike e implementação de ciclovias nos grandes centros urbanos é inevitável.. nas próximas eleições seguinte, isso será promessa de muitos políticos.. dos mais inteligentes é lógico.

    Francisco Teodoro

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