Exploração de animais através de rodeios terá início em novembro, na Expoagro de Manaus.

Animais serão postos à prova mais uma vez em arenas de horrores. 

Foto retirada da matéria do Portal ACrítica de julho de 2011, em rodeios no Amazonas. 

Foi anunciado hoje (16.10) pelo Jornal EmTempo, que no próximo mês de novembro, dia 26, será a abertura da 38ª Exposição Agropecuária do Amazonas – ExpoAgro. E mais uma vez será promovido em uma área maior (para conforto dos visitantes e expositores), a exposição de animais e cultivo da agricultura da região. Neste evento, como em todos os outros que envolvem o comércio de animais, há sempre atrações de exploração e maus tratos, como os rodeios, prática mais uma vez imitada das regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, onde os animais são posto a prova de “resistência” para que o “heróis” dos maus tratos possam ser gloriados perante uma multidão de mais de cinco ou dez mil pessoas.

Não podemos permitir que nosso estado, estabeleça em seu calendário de eventos, esse tipo de prática, como foi recentemente realizado em Itacoatiara, no interior do Amazonas. A empresa J.R Companhia de Rodeio vem promovendo cada vez mais esse tipo de crime contra os animais. Os rodeios no Amazonas têm tido apoio de órgão do governo com a Sepror, ADS, Idam, Afeam e outros. Até em municípios pequenos como Santo Antonio do Matupi, tem se tornado comum um evento que não condiz nada com as questões ambientais que envolvem a preservação da Amazônia.

Mais de dois milhões são movimentados neste tipo de atividade que explora os animais, para satisfazer o ego humano, onde peões montam em touros que são induzidos através da dor, a saltarem para tentar se livrar de cintos que são postos em seu dorso e órgão genital. É tão agonizante para o animal que ele chega a ser agressivo, dando chifradas e coices nos peões que caem na “arena de horrores”.

Esta é uma prática medieval, com outra roupagem, onde colocam animais em uma arena para que em seu sofrimento, uma platéia entusiasmada, possa eleger seus “grandes vencedores” ou perdedores.

Não podemos permitir isso em nosso estado, se queremos uma Amazônia sustentável, com discurso que promova ainda mais exploração de nossa floresta. Temos sim, que apoiar a agricultura familiar, promover incentivos como o próprio governo vem realizando, com grandes programas como Bolsa Floresta, Zona Franca Verde e outros, que são plausíveis e copiados por outros estados e até pelo governo da presidenta Dilma.

Temos tantas coisas para investir em pesquisa e manutenção de nossa floresta, e o governo e iniciativas privadas se mobilizam para promover um grande espetáculo com atrações nacionais para ludibriar os horrores durante o evento.

O governo do Amazonas precisa tirar de seu calendário esse tipo de prática, tão feia, que muitos não se importam com bem estar dos animais ali expostos ou ridicularizados. Precisamos evoluir em nossas consciências quando tratamos com animais, pois os mesmo não foram feitos para servir de marionetes em espetáculos como estes.



















Expoagro 2010 em Manaus.

Diga #NÃOaoRODEIO !
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário