Pássaros exóticos estão sendo expulsos da área urbana de Manaus.


Uma das aves exóticas e não comuns de serem vistas no meio urbano são os "Frangos D´Água" ou conhecidos como Jaçanãs, que  habitavam uma área tranquila e bonita no Centro da cidade, foi expulsa da área, assim como outros animais que frequentavam o antigo lago represado pelas águas das chuvas , hoje conhecido como Parque Jefferson Peres.



 Foto.©KeyceJhones
Mede cerca de 35 cm de comprimento. Geralmente o frango d'água mais conhecido do país; ao contrário do frango-d'água-comum(Gallinula chloropus), tem um escudo chato e azul esbranquiçado, pernas amarelas e “farol de ré” branco não bipartido. Imaturo parecido com ofrango-d'água-comum, mas de cor parda-amarelada, podendo lembrar um maçarico ou umajaçanã jovem.

Voz: agudo “te-te-te”, “tik-tik-tik”, baixinho “dog; notas ou frases soando como múrmurios ou guinchos. Empoleirado em estacas, agarra-se a moitas de taboa(Typha), à feição dos socois. Voa bem, matendo as pernas esticadas para trás, unidas e os pés cruzados.

Grande parte de sua alimentação é material vegetal, seja folhas, sementes ou flores. Complementam com pequenos vertebrados e, ocasionalmente,ovos e outras aves pequenas.

Faz ninho espaçoso em terrenos pantanosos, construído com ramos de gramíneas ou de pés de arroz, pouco acima da água. Põe de 4 a 8 ovos de cor creme, pontilhados de marrom e roxo claro.


 Foto.©KeyceJhones

Comum em pântanos, lagos com margens pantanosas e campos de arroz inundados. Costuma andar sobre a vegetação flutuante ou pantanosa. Nada pouco e normalmente evita a água mais aberta. Voa bem, com as pernas esticadas para trás, às vezes aparecendo em navios em alto mar para descansar, a mais de cem quilômetros da costa. Pousa com freqüência em arbustos, galhos ou mesmo postes de cerca, próximos à água.

Informações retiradas do site: www.wikiaves.com.br

 Foto.©KeyceJhones
 Foto.©KeyceJhones
 Aqui um Frango D´Água está na companhia de um Socó.
A garraaf "pet" aí não era poluição, ela servia de barreira para que os "Repolhos D´Água" não crescessem muito sobre a água. - Foto.©KeyceJhones
Frango D´Água se alimentando de material vegetal -  Foto.©KeyceJhones
Partindo para uma revoada baixa para dominar o território -  Foto.©KeyceJhones
Muitos diziam que esta antigo lago, que era  parte do igarapé Bitencourt entre as pontes Roma I e Romana II na avenida Sete de Setembro, estava poluído e havia muitas palafitas a sua  volta, por isso precisava de uma intervenção urbanística drástica,  e assim foi feito, o Prosamim passou pela área expulsando todos aqueles que habitavam tranquilamente essa águas que era parcialmente tratadas e cuidadas por um único homem (fotos abaixo).  O local era atração turística, onde as pessoas se debruçavam sobre os gradis de ferro batido da ponte, para poder  observar  as aves e os jacarés que viviam ali.

 Foto.©KeyceJhones

 Foto.©KeyceJhones
 Foto.©KeyceJhones

Preserve nossa fauna urbana, elas são na maioria exóticas e totalmente adaptadas ao meio intenso que vivemos, mas somos culpados por não vermos mais estes animais.


Reflita sobre essa imagem, onde as aves habitavam o lugar -  Foto.©KeyceJhones


Acompanhe aqui a matéria que aborda a intervenção feita no antigo lago: Igarapé Bitencourt
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário