#APAGÃOMANAUS

Na noite desta sexta (06.01), Manaus sofreu com a uma forte chuva e logo depois um apagão que durou 3 horas.


Panorama do blecaute na cidade. Foto.©KeyceJhones2012
O apagão na cidade mais uma vez mostrou a fragilidade do sistema atual de abastecimento de energia na cidade, onde por mais de 3 horas diversos pontos ficaram sem luz, e em muitos lugares os geradores abastecidos com diesel (poluente), foi o que deixou shoppings, comércios e academias funcionando até o restabelecimento da energia.

Então entra a questão da necessidade de rever alguns fatores que envolvem  o tipo de abastecimento de energia para as cidades, quando ocorrem tempestades ou situações inesperadas do sistema que pode falhar.

Este ano, a ONU instituiu  como o " Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos", como forma de alerta sobre a crise mundial que envolve o tipo de abastecimento convencional. Sistema esse que gera um gasto imenso para os cofres públicos para manter a gigantesca estrutura de fornecimento de energia. Mas muita dela, nem chega às periferias da  cidade, onde a população chega a ser cobrada por um serviço que não consome.


Foto.©KeyceJhones2012
 O blecaute desta sexta, mostra que devemos refletir profundamente sobre a questão de alternativas para o abastecimento de energia para as cidades. Onde um dos fatores importantes para isso, é o custo baixo de implantação, comparado ao atual sistema, mas para isso acontecer é fundamental que haja investimentos e incentivos fiscais para produção de equipamentos que, não só gere a energia, mas que armazene de forma eficiente para durar por longos períodos do dia.
Foto.©KeyceJhones2012
Há inúmeras tecnologias  para que o governo incentive que cada morador possa ter um gerador eficiente de energia, principalmente aqueles que captam energia solar, que é uma das fontes de energia mais abundante na região norte.

Com a proximidade copa de 2014, nossos governantes precisam agir com brevidade sobre a questão de fontes alternativas, fora o abastecimento da usina de Balbina .

Muitas empreendimentos como shoppings, comércios, academias e restaurantes utilizam o geradores a diesel, que são poluentes e eliminam gases causadores do efeito estufa. Boa parte desses gases ficam em suspensão no ar por um bom tempo, podendo causar irritações a quem inalar e causar câncer depois de alguns anos.

Algumas instituições até usam geradores a diesel para tentar compensar o gasto  com energia elétrica, mas se enganam muito, pois o custo para compra do óleo é muito  superior ao gasto, e como foi mencionado, o efeito poluente é o mais agravante,  porque muitos acham que ligando o gerador pode tornar a instituição mais "sustentável" economizando energia. O que é um grande engano, até pelo termo utilizado, onde muitos querem adotar a sustentabilidade como conceito em seu empreendimento.

Temos que parar de utilizar o termo sustentabilidade de forma banalizada como vem sendo feito, pois a sua má colocação, desrespeita os princípios que o embasam, o Triple Bottle Line ou o tripé da sustentabilidade que envolve a economia, o social e o ambiental.

Eficiência energética
Alguns pontos de energia na cidade são  de prédios com geradores. Foto.©KeyceJhones2012
A eficiência sobre o abastecimento de energia, a partir de fontes renováveis, deve ser prioridade para nossos gestores e,  para que isso aconteça, é necessário cobrarmos do poder público medidas que favoreçam a implantação de uma energia limpa na cidade.

Comunidades próxima a Manaus, como no Parque Nacional de Anavilhanas desde 2009 substituiu todos os geradores a diesel por painéis solares, o custo não foi barato, foi em torno de R$ 30 mil para implantar 12 placas fotovoltaicas para as bases flutuante desde arquipélago.

Os custos inicial pode ser alto, mas se  existir demanda e incentivos do estado, parte do custo pode ser compensado ao longo do tempo, com a eficiência na economia de eletricidade da fonte tradicional que abastece toda a cidade de Manaus.

Substituir telhados por tetos solares é uma boa forma de armazenar energia do sol convertida em eletricidade, para ser utilizada em período noturnos. Caso o cálculo de demanda não seja suficiente para o abastecimento necessário em um empreendimento, que este sistema seja implantando de forma complementar ao tradicional, diminuindo o consumo em horários de pico e economizando mais de 50% sobre  essa demanda.

Notícias com o mesmo tema:
2012 é declarado pela ONU "Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos"
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Comentar com o Blogger
    Comentar com o Facebook

2 comentários:

  1. Muita coisa para ser feito para melhorar a eficiência energética! Lembrei que um dos momentos mais bacana que tive em Vitória foi durante um apagão de 1/2 hora. Eu morava num bairro perto da universidade, foi muito bacana, bastante calmo. Parece que a cidade tinha totalmente parada, tinha acabada de roncar. Depois começaram uma brincadeira, as pessoas, quase todas na janela começaram a conversar entre elas dos dois lados da rua, algo impossível se tiver energia elétrica...

    ResponderExcluir
  2. Verdade, a falta de luz socializa as pessoas...rs

    Eu lembro que na casa dos meus pais, sempre quando falta luz, todos vão pra fora para conversar com os vizinhos, isso quando não chove!! rs

    ResponderExcluir