Turismo de cores e sabores.

Domingo, 08 de janeiro de 2012
O turismo começou pelas feiras do centro de Manaus, inciando pela tumultuada feira da Manaus Moderna, onde se vende de tudo, em um comércio intenso e desordenado.

Recuperação do Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Uma das paradas, é a inevitável vista para o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, em obras de restauração há mais de 5 anos. Com previsão de entrega ainda este ano, muito se tem a fazer, principalmente com as obras do entorno, pois do que adianta requalificar um nobre prédio eclético, se sua vizinhança continua desordenada, poluída e desconfigurada com todo tipo de barreira, seja visual com letreiros e placas encobrindo belíssimas fachadas, seja pela ocupação de ambulantes nas calçadas e ruas, seja pelo trânsito insuportável na área.

Uma boa alternativa para promover uma paisagem livre de conflitos seria fechar as Ruas Rocha dos Santos, essa  perpendicular à frente do mercado, e a Rua dos Bares. Dessa forma o complexo arquitetônico e paisagístico da área seria resgatado e teria uma fluidez favorável aos transeuntes que possam circular por esse "Corredor Cultural" até o mercado.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Foto.©KeyceJhones 
 Intensidade das cores e sabores são fortes nesta área, com tanta riqueza dos alimentos típicos da região amazônica como a Pupunha.
Foto.©KeyceJhones 
Foto.©KeyceJhones 

Foto.©KeyceJhones 

Feira de artesanato indígena da Praça Tenreiro Aranha.
Rica também com seu complexo arquitetônico, a praça é ocupada por quiosques que se transformam em uma diversidade cultural indígena, quando expõem os trabalhos dos artesãos e das comunidades.
A praça é pouco visitada pelo moradores da cidade de Manaus, mas os turistas fazem a festa ao se depararem com a cores das cestarias, das palhas, flautas, camisas, bijuterias, calçados, adereços e elementos de decoração.
Foto.©KeyceJhones 
Pavilhão Universal
Edificação eclética que passou por algumas montagens e desmontagens para abrigar definitivamente na Praça Tenreiro Aranha. Foi construído em meados do século XIX, na área do complexo paisagístico do porto de Manaus, em frente ao Bando do Brasil.
Na década de 80, foi remontado em frente a praça Tenreiro Aranha, onde hoje é um ponto de ônibus e um conjunto de lanchonetes. Nesta época serviu de abrigo para um projeto de servir alimentação gratuita, e tornou a área caótica. Logo depois com a reforma da praça já no início dos anos 90 o Pavilhão Universal foi remontado no local atual, onde antes ficava o monumento em homenagem a Tenreiro Aranha (locado atualmente na praça da Saudade).
O complexo da praça assim como as edificações da área estão em completo abandono, sem nenhuma preocupação em  preservar o contexto histórico da área, ocupada por taxistas, camelôs,  barracas de comida, restaurantes, banca de revista e uma séria de agressões a paisagem de entrada da cidade.
Foto.©KeyceJhones 
Foto.©KeyceJhones 

Continuando o passeio, não pude deixar de registrar esta situação inusitada, onde literalmente  uma fachada encobre a casa. Uma outra edificação foi construída dentro do antigo casarão, onde preservaram a fachada histórica (como se fosse o muro da casa). Isso demonstra o quanto a sociedade  não tem conhecimento  sobre o valor histórico e cultural da antigas edificações que tentam manter-se de alguma forma.

Foto.©KeyceJhones
 Ponte sobre o igarapé do Educandos
Foto.©KeyceJhones 
Passeio de bicicleta no final da tarde.
Acabei me deparando com uma senhora  toda garotinha, pedalando pela Avenida Beira Rio, da Manaus Moderna, no Centro. Toda estilosa, pedalava com sua bicicleta lilás, com bolsinha de adolescente. Bem concentrada ela continuava a pedalar  sem se importar com o  trânsito, que estava bem tranquilo na área.
Esta área é uma excelente oportunidade para o Governo do Estado realizar uma intervenção em toda a orla da Manaus Moderna, implantando uma ciclovia que favorecesse tanto os trabalhadores da área do mercado, quanto aos turistas e moradores da cidade. A orla fluvial proporciona uma das mais belas vista  para o Rio Negro, Igarapé do Educandos e todo o conjunto de paisagens dos morros que cercam essa área.
Arborizar, sinalizar, promover um turismo de lazer no local, tornaria todo esse trecho enriquecido, não isolado como é o parque Jerfferson Peres. Promover uma integração com outras áreas faz a cidade ser mais vivida e diversificada culturalmente.

Foto.©KeyceJhones 
 Reflexo na água
Foto.©KeyceJhones 
Parque das Garças
Uma das cenas que lindas que pude presenciar no entardecer, foi a revoada das garças rumo  a um terra firme às margens do igarapé do Educandos. Foram dezenas de garças que pousaram à beira da água, para esperar os peixes que ficassem próximo a superfície. Ninguém dá valor a fauna que habita densas áreas urbanas, e que sobrevivem de alguma forma a tanta poluição e agressão do homem no meio em que elas escolheram para morar.
Foto.©KeyceJhones 
Garças ao entardecer
Foto.©KeyceJhones 
 Cães de guarda nas embarcações.
Foto.©KeyceJhones 

Foto.©KeyceJhones 
 Embarcações ancoradas no leito vazante do igarapé
Foto.©KeyceJhones 
Casa flutuante no meio do Rio Negro.
Foto.©KeyceJhones 
 Aqui chego ao fim do dia - Pôr-do-sol na orla fluvial do Centro da Cidade
Foto.©KeyceJhones 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário