Vidros na praia podem ter sua beleza transformada pela natureza.

Quem já viu uma praia com pedras coloridas e de vidro?
Poluição ou é a natureza conseguindo reciclar materiais de uma forma bem inusitada e divertida.
Foto da "Glass Beach na Califórnia".
Estive em uma praia de vidro, quando fui à fortaleza há alguns anos, próximo ao quebra mar do farol, tem uma comunidade de pescadores que possui uma praia "exótica" por apresentar pedrinhas coloridas misturadas à areia.
Isso acontece porque nesta comunidade há bares na beira da praia, onde jogam todo tipo de garrafa entre as pedras e a areia, e com o passar dos anos as ondas vão moldando junto com o atrito da areia e das pedras, pequenas pedras coloridas de diversos tipos de garradas vão se formando. Proporcionando um visual bem inusitado. Na época eu trouxe vários modelos de pedrinhas azuis, caramelo e amarelo, proveniente de garradas de cerveja e outras bebidas.

Poluição?

Questiono se isso pode ser poluição, já que a própria natureza está encarregada em   transformar estes materiais nos elementos que foram matéria-prima para produção do vidro.

Quando avistei de longe algo de diferente no trecho da praia, percebi logo que se tratava de uma coisa fenomenal em que a natureza pode transforma com a poluição do homem. Até porque estes elementos não são agressivos quimicamente, e acabam integrando-se ao meio ambiente facilmente.



Glass Beach Califórnia


Foto da "Glass Beach na Califórnia".

Localizada em Fort Bragg, na Califórnia (EUA), a ‘Glass Beach’ (Praia de Vidro), chama a atenção pela enorme quantidade de vidro misturada em suas areias.

O vidro é proveniente do lixo que os moradores da região sem coleta descartavam diretamente das falésias que ficam acima do mar, no início do século 20. Em 1967, a área foi fechada para o início de uma série de programas de limpeza, numa tentativa de recuperar a praia.

Foram realizadas diversas limpezas para remover plásticos, alumínios e até eletrônicos, mas ao longo das décadas, o movimento das ondas havia quebrado os vidros em minúsculos pedaços, tornado impossível a tarefa de separar o que era vidro do que era pedra ou areia. O acabamento arredondado e sem cortes ficou por conta da própria areia, que teve um papel semelhante ao de uma lapidadora.

Foto da "Glass Beach na Califórnia".
Uma boa iniciativa para reciclagem de vidros nas cidades.
Muitos dos  vidros jogados no lixo fossem recolhidos por indústrias que se interessem em transformar este suposto resíduo em material nobre, para confecção de pequenas pedras ornamentais, tanto para decoração, quanto para bijuterias seria uma excelente fonte de renda e alternativa para muitas comunidades carentes.

Se a natureza mostra que é possível transforma, porque o homem não tem a capacidade de intervir de forma racional sobre os resíduos que ele gera. Há inúmeras possibilidades de se reaproveitar o vidro e o meio ambiente sabe tirar proveito disso.

Vamos promover energias renováveis para as próximas gerações, e tornar o futuro do meio ambiente mais integrado com as nossas necessidades.


Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário