"Abre Biblioteca" Municipal João Bosco Pantoja Evangelista

Movimentos sociais tem feito de tudo para mobilizar a sociedade para a reabertura de uma única biblioteca que está pronta há mais de um ano, a Biblioteca do Estado passa por reajustes em sua cobertura, onde constantemente vem causando algumas infiltrações, mas mesmo assim está tudo pronto para abrir, enquanto outras, estão quase caindo, é o caso da "Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista".

A Biblioteca Municipal, está fechada há mais de um ano, por apresentar sérios problemas  na cobertura que comprometia o acervo de mais de 18 mil livros sob a responsabilidade do município.

Segundo a ManausCut, que gerencia o espaço público, as obras de reforma e restauro teriam previsão de ficar pronta em 12 meses, mas o que se vê no local é que as obras nem começaram, há muito lixo e indicação de grandes infiltrações que devem estar comprometendo ainda mais a estrutura do prédio.

Situação de completo abandono e ninguém se mobiliza para que os gestores iniciem as obras de recuperação desta edificação de valor cultural e histórico para cidade. Mesmo com a revitalização do entorno, com a reconfiguração original da Praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso), acredito que não tenha sido feito um diálogo junto ao órgão municipal para que este único prédio de valor expressivo da arquitetura eclética de Manaus tenha sido recuperado.

Em meado da década de 90, este prédio passou por uma grande reforma, sendo adaptado para a modernização, inclusive parte de sua fachada foi descaracterizada, com a extensão do pátio e varanda, onde se faz uma alusão aos elementos arquitetônicos da fachada, para dar continuidade à extensão. Esse tipo de característica em imitar peças antigas é muito comum na cidade, trato muitas vezes como "falsismo histórico", pois não são elementos que faziam parte da construção original, que poderiam ter passado por uma anastilose no processo de restauro, mas foi inserido de forma a causar a impressão que o bem imóvel já tinha esse aspecto.

Foto. KeyceJhones2012
 Fachada lado Leste da Biblioteca Municipal, mostra bem as condições de abandono e as infiltrações em sua estrutura.
Foto. KeyceJhones2012
 Situação de estrutura prejudicada com constante infiltração nas paredes e piso demonstra que nada foi feito para estabilizar o problema na cobertura.
Foto. KeyceJhones2012
 Pátio lateral é um verdadeiro lixão, e serve as vezes de abrigo para moradores de rua no Centro da Cidade.
Foto. KeyceJhones2012
 O acervo da Biblioteca Municipal João Bosto Pantoja Evangelista encontra-se atualmente no prédio onde funcionava a Casa do Restauro, o prédio é do Estado e está alugado para a Prefeitura há mais de um ano. Alguns blogs e sites falando que a biblioteca foi reaberta, o que na verdade não é, só está relocada. A biblioteca mesmo está passando por sérios riscos estruturais ao longo deste tempo fechada, sem nenhuma obra de estabilização das constantes infiltrações.

O acervo municipal pode ser consultado sem grandes impedimentos, mas as condições de ter um espaço adequado já está passando do tempo e pelo visto nada será feito ainda este ano, deixando então para a próxima gestão (2013). Endereço atual é Rua Costa Azevedo, nº 216, esquina com Rua Marçal, no entorno do Largo de São Sebastião.

Imagem retirada do blog "Caçadores de  Bibliotecas".

Peço a todos que fazem parte de movimentos sociais para abertura da Biblioteca Pública do Estado, que também se mobilizem em reabrir esta biblioteca, para que nossos estudantes possam conhecer e ampliar seus conhecimentos, e não se prenderem a uma única situação. Precisamos ampliar o número de bibliotecas e deixar o acesso livre e modernizado de todo o acervo, que em grande parte está empoeirado e guardado em casas particulares.

A biblioteca precisa ser reaberta, e com ela todas as outras que se encontra em situação precária!
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário