Retrospectiva 2012


Ser reconhecido como uma das personalidades do ano, não tem preço, muito menos como agradecer pela homenagem. Espero que todas as  minhas  motivações e ações que promovi este ano, em defesa do uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Manaus, tenham sido motivadoras e prósperas para que todos possam olhar a bicicleta com um importante elemento de integração social.


Jornal A Crítica de 30.12.2012 traz na capa, as 14 pessoas que brilham em 2012, e este ano fui indicado com uma das personalidades em destaque pela defesa do uso da bicicleta na cidade. Foi uma surpresa muito grande, e me senti orgulhoso em fazer parte deste processo e acreditar que o transporte ativo pode ser uma agente transformador nas vidas das pessoas

Agradeço em especial ao Ricardo Braga Neto, pela indicação e reconhecimento em defesa do uso da bicicleta. Fiz parte da coordenação do movimento Pedala Manaus, onde este ano concentrou todo seu empenho em difundir e ampliar a perspectiva sob o uso da bicicleta na cidade, buscando grande apoiadores, e contribuindo para  a formação de muitos outros grupos de ciclistas, com isso o "boom" das bicicletas, ou a invasão, no bom sentido, em tornar possível a mobilidade alternativa, e as pessoas acabam se espelhando em amigos, colegas e parentes que adotaram a "magrela", mesmo por lazer durante as atividades exercidas pelo importante movimento, ou como o principal meio de transporte.


Pedala Manaus

Criei uma marca de grande valor e peso para a sociedade, onde as as ações de continuidade sobre a mobilidade ativa na cidade, precisam muito do incentivo dos órgãos de planejamento urbano e de controle do trânsito na cidade, sem eles, as ações acabam se tornando pontuais e não tão amplas como é o ideal para qualquer movimento que venha defender o uso da bicicleta.




Em defesa da bicicleta como transporte ativo e eficiente


Adotei a bicicleta como meio de transporte há sete anos, mas já pedalava muito antes de ser um cicloativista, pois era uma necessidade que eu tinha de muitos anos atrás, de promover a bicicleta e fazê-la integrar-se mais ao meio urbano e com esta decisão me tornei uma pessoa mais viva, presente na cidade, consegui perceber coisas que quando estava de carro não via, como a diferença de movimento, a própria questão da mobilidade, dificuldades encontradas com a imposição do carro no sistema. A minha vida se torna mais presente com o uso da bicicleta no dia a dia, vejo as cores, os cheiros, os animais, como a revoada de araras todos as manhã, onde acredito que muita gente não percebe, pois está trancada no carro preocupada com o trânsito. A bicicleta me transformou e com isso estou transformando também muitas vidas que se espelham em mim.

Acredito muito no poder de transformação que uma bicicleta pode proporcionar para a cidade. Ela pode envolver as pessoas, e criar diversos campos que integrem a sociedade no espaço urbano, e a minha luta está neste ponto, defender os direitos à mobilidade ativa , e defendo a implantação de uma infraestrutura que assegure a vida dos usuários de bicicletas, mesmo acreditando que o compartilhamento da via seria o mais ideal, mas para isso é necessário uma transformação cultural, ou uma outra formação dos motoristas, onde eles, antes de tudo são pedestres, mas se transformam em outros seres quando entram em um carro, e esse poder que a máquina automotiva proporciona ao homem, de ser superior é que precisa ser trabalhado e respeitar o espaço das vias, para que todos tenham direitos iguais.

Programa de incentivo ao uso da bicicleta

Criei um programa chamado "Cicloturismo Urbano Manaus", onde busco coloco a bicicleta como meio de transporte que possa favorecer à mobilidade ativa por toda a cidade, de forma a contemplar todos os espaços de uso social, os centros culturais, restaurantes, pontos inusitados da cidade onde só a bicicleta pode proporcionar o prazer da contemplação, explorar os aspectos de viagem por bicicleta e receber os viajante do mundo todo, e os viajantes locais, criando um roteiro rural, e ecológico para as comunidades e municípios da região.

Informar sobre os pontos turísticos conhecidos na cidade, além de oferecer uma diversidade de rotas que mostrem peculiaridades no Centro Histórico, espaços de cultura, bares, restaurantes, praias urbanas, os mirantes da para contemplação do nascer e do pôr-do-sol, o encontro da águas e a floresta Amazônica.


Inclui no cenário nacional o turismo sobre duas rodas, onde a revista Onde Pedalar publicou em sua 3ª edição, uma matéria sobre "Cores e Sabres de Manaus", onde abordo pontos turísticos do Centro das Cidade em que a bicicleta é o principal meio para explorar espaços até então não tão frequentados.

Participe da página do Cicloturismo Urbano Manaus

Nova Lei Federal sobre Mobilidade Urbana

Um ponto de destaques neste ano, que precisa ser abordado foi a implementação da "NovaLei de Mobilidade Urbana" no Brasil, ela dispõe de diretrizes que asseguram em primeiro plano a mobilidade não motorizada, incluindo a bicicleta como prioridade em toda e qualquer ação que envolva o planejamento da cidade, ela já está em vigor e o que percebemos, com as novas obras, após a implantação da Lei, é que os órgãos de planejamento e gerenciamento ainda não tomaram conhecimento e não se sensibilizaram para isso, pois se trata de um dever que o poder público possa assegurar às vidas de quem usa a bicicleta no dia a dia, pois há inúmeros trabalhadores que a utilizam para ir da região norte para a leste, do centro sul para leste, ou até do leste para o oeste da cidade e assim vai, a malha urbana é toda conectada, pois suas vias são acessíveis e possíveis de serem integradas a uma rede cicloviária, e há exemplos de como isso é possível, em Rio Branco, em Belém, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e muitas outras cidade do Brasil isso já vem avançando há alguns anos e Manaus precisa iniciar nesse processo.

Intermobilidade 


Tenho insistentemente discutido a inclusão da bicicleta no Plano de Mobilidade da Copa de 2014, mesmo que o plano geral não tenha sido aprovado como o monotrilho e o brt, mas as bicicletas possuem baixo custo de implantação, com os sistemas de ciclorrotas que se conectam com toda a cidade a partir da Arena da Amazônia.

Bicicletas no Fórum Mundial de Sustentabilidade


Durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade, ocorrido no início de 2012, coloquei a bicicleta nessa discussão, na forma de intervenções durante as explanações dos palestrantes, anunciando que haveria uma pedalada para encerrar o evento e que a bicicleta deveria entrar na pauta do fórum. A inclusão da bicicleta no encerramento foi plausível, onde o governador Omar Aziz anuncia que irá investir em ciclovias na cidade e afirma que "quem usa a bicicleta deveria receber incentivos, pois estão contribuindo para a melhoria de qualidade de vida na cidade", foi um dos pontos importantes para colocar na agenda do Estado essa discussão.

Fórum de Bicicletas Manaus

Logo após, em abril o movimento Pedala Manaus realizou o seu grande evento, o 1º Fórum de Bicicletas de Manaus que colocou em discussão entre o poder público e a sociedade uma série de assuntos voltados para a mobilidade e práticas esportiva envolvendo a bicicleta. No final uma carta foi apresentada ao poder público, com premissas para que possam criar um agenda permanente de debate e inclusão deste transporte ativo.




Dia Mundial Sem Carro


Em todos os anos é comemorado o "Dia Mundial Sem Carro" (22 de setembro), onde pude criar em Manaus a "Vaga Viva", uma intervenção urbana, que consiste em ocupar a vaga de um carro estacionado, e promover ações mais humanas e interagindo com a sociedade neste pequeno espaço para mostrar que precisamos ter mais convivência no meio urbano, mas os proprietários de carros ocupam tudo, até as calçadas e tirando o direito universal de acessibilidade.



Mania de Ler, Mania de Pedalar


Também pude intervir em um importante evento da Secretaria de Cultura, no qual propus ao secretário uma parceria para a realização e integração da bicicleta no programa "Mania de Ler" e intervindo no nome e chamando de "Mania de Ler, Mania de Pedalar" que foi um sucesso, pois a principal ideia era mobilizar quem usa a bicicleta a doar livros para a campanha e conseguimos fazer isso com êxito. No próximo ano pretendo ampliar esta ação.

Manifesto "Respeito ao Ciclista"

 

Outro ponto importante foi a "Manifestação por Respeito aos Pedestres e Ciclistas", onde pude ter a colaboração de grande amigos na realização deste ato social para alertar quanto a importância de termos mais respeito no trânsito, pois fazemos parte dele, somos usuários de um modal eficiente e ativo, e temos tanto direito quanto os motoristas de veículos automotivos, pois somos prioridade sobre todos os outros modais constituído em duas grandes Leis Federais, mas isso não é cumprido, nem pelos órgãos de gerenciamento do trânsito, e a manifestação será continuada para cobrarmos e deixarmos sempre na pauta dos gestores da cidade, que bicicleta é importante e frágil, e precisa ser respeitada por todos.

Elaborei uma importante identidade sobre Respeito aos Ciclistas  para o movimento Pedala Manaus, um visual lúdico para alertar quanto à distância que os motorista devem ter ao se aproximar ou ultrapassar uma bicicleta, onde eles devem estar no mínimo a 1,5m de distância, o que é equivalente a metade de uma faixa de rolamento. Mas o importante é que o ciclista deva ocupar toda a faixa da direita, para manter-se seguro e visível a todos no trânsito, usando sempre os pisca traseiros e frontais para sinalizar a sua passagem.






Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias

Também foi lançada a "Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias", maio em Brasília, tendo como representante a Deputada Federal na época, e atual secretária de governo Rebecca Garcia, estamos ainda em longos discursos sobre isso, mas precisamos avançar muito, já que existe esse canal importante em defesa da ciclovias, precisamos colocar constantemente na pauta dos gestores público para que possa surtir grandes efeitos.



Este ano foi intenso e cheio de planejamento para que em 2013 possa ser de grandes realizações concretas de todo o empenho que venho fazendo em prol da mobilidade ativa na cidade de Manaus.

Agradeço a todos pela confiança, respeito, ajuda e agradeço principalmente por acreditarem que a bicicleta pode transformar nossas vidas.

VAMOS PEDALAR!


Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Comentar com o Blogger
    Comentar com o Facebook

4 comentários:

  1. sao artigos como este que gosto de ler. pois mostram planejamento, seriedade, respeito, açoes e conquistas. parabens ! se eu morasse em manaus com certeza estaria nesse movimento. mais sucesso em 2013 !!! abraço do fernando gonçalves, guia de turismo de bom jesus do amparo-mg, caminhos dos diamantes - estrada real. contato: ferghuma@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e pela homenagem!
    Manaus só tem a crescer com pequenas ações humanas mas de GRANDE VALOR SOCIAL.
    Meu respeito e minha admiração.
    Parabéns Kayce!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela merecida premiação, Keyce!!!!!
    Voce tem sido uma figura importantíssima no cicloativismo em nossa cidade e tem inspirado muitas pessoas.
    Abração pra vc
    Simone Russo

    ResponderExcluir
  4. Vc é mais que exemplo.... Vai pedalaaaa.

    ResponderExcluir