PROJETO - BIKE PATRULHA É IMPLANTADO


O policiamento com bicicletas surgiu de um estudo criterioso feito nos Estados Unidos, na década de 80, e entre vários projetos científicos apresentados, um dos que mais apresentou resultados foi emprego profissional da modalidade esportiva "montain bike", no patrulhamento de ruas.
 O processo desejado é a relação perfeita que faltava, servindo de meio termo do policiamento a pé, referencial primitivo ao policiamento motorizado, que insiste em ser usado para se combater os efeitos do crime. No policiamento com bicicletas, o policial interage perfeitamente com a comunidade, troca de informações, adquire confiança e com sua parceria combate as causas do crime.

          O caráter esportivo de modalidade dá ao policial, um potencial muito grande de aproximação junto à comunidade, principalmente junto aos jovens e crianças.
          A Bike Patrulha é uma modalidade de Policiamento que está sendo colocada em prática no Distrito do Campo da Água Verde por adaptar-se perfeitamente a filosofia de Polícia Comunitária, valorizando e aproximando o policial da comunidade, preenchendo uma lacuna existente entre o policiamento ostensivo a pé e o motorizado.
O projeto Bike Patrulha é algo novo, versátil e ecologicamente correto. Nasceu com a intenção de melhorar a segurança da comunidade, pois o Distrito do CAV possui um anel de ciclovia relativamente extenso, bem como um terreno geograficamente plano.
O Policiamento de Bike Patrulha está sendo realizado por policiais comunitários deste Distrito que trabalham como forma de fazer horas extras, pois a diminuição do efetivo não permite um trabalho exclusivo na Bike.
Para que o projeto se tornasse realidade, houve o empenho de várias pessoas, em especial do Coronel Mário que foi um dos idealizadores.
Temos como exemplo de sucesso de Bike Patrulha, Joinville e as praias Catarinenses, e foi nesses locais que buscamos inspiração para colocar o projeto em prática.
Em Joinville, onde o policiamento com bike é feito há dois anos, 70% das ocorrências são atendidas por policiais que usam esse meio de transporte. No total existem 27 PMs atuando nessa modalidade.
Os policiais receberam noções sobre atuação nas ruas. Inclui aí o policiamento preventivo na advertência dos ciclistas sobre o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como não andar na contramão, nas calçadas e passar no sinal vermelho, já que a bicicleta é considerada veículo e, portanto, o condutor deve respeitar o fluxo e a sinalização. 
O Comando do 3º BPM realiza estudos para a implantação da Bike Patrulha em outros bairros.
Toda mudança causa uma certa estranheza, e ela deve ser conduzida de maneira científica e com profissionalismo. O processo de Bike - Patrulhamento apesar de novo no Brasil, possui mais de 20 anos nos EUA e Canadá. Nenhum projeto está pronto ou terminado, ele será avaliado e mudado para acompanhar as tendências e ser mais eficaz. Mostramos as formas pioneiras desta experiência e esperamos contar com todos dentro do espírito da Polícia Comunitária para melhoria desta nova proposta.
Seção de Comunicação Social Política Militar
Fonte: http://ciclopatrulhadobrasil.blogspot.com.br
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário