Selo “Empresa Amiga das Bicicletas” lançado em Lisboa



LISBOA – As empresas amigas das bicicletas de Lisboa vão poder passar a ser conhecidas por toda a gente já a partir desta quarta-feira, dia 24 de Abril. Pelo menos as que pedirem o selo gratuito de reconhecimento “Empresa Amiga das Bicicletas”, uma iniciativa da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (www.mubi.pt) – apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EMEL.



Com este selo, a MUBi certifica sem qualquer custo para as instituições, todas as empresas e instituições que no ano de arranque da iniciativa facilitem o uso diário da bicicleta por funcionários, clientes e visitantes, garantindo parqueamento seguro dentro ou à porta das suas instalações.

O projeto arranca em Lisboa com o apoio da CML e da EMEL e, de acordo com o protocolo recentemente celebrado com a MUBi, as duas instituições comprometem-se a garantir a possibilidade de instalação de parqueamentos de bicicletas no espaço público às empresas candidatas ao Selo, desde que se cumpram requisitos mínimos.


Usar bicicleta em tempos de crise

No contexto de crise que o país atravessa e com o incessante aumento do preço dos combustíveis, a bicicleta apresenta-se, cada vez mais, como uma alternativa competitiva para o cidadão: além das vantagens energéticas e ambientais, a bicicleta é o modo de transporte mais barato e o mais rápido em percursos urbanos.

Também as empresas também têm muito a ganhar com esta opção. Além de passarem a contar com trabalhadores e clientes mais saudáveis e felizes, as empresas podem ainda reduzir custos. As empresas que oferecem estacionamento aos seus funcionários e/ou visitantes, gastam, em média, 100€/mês por cada lugar de estacionamento automóvel, um espaço onde cabem 8 bicicletas. Ou seja, cada 8 funcionários ou clientes que troquem o carro pela bicicleta podem significar 700€ mensais de poupança para a empresa.

Lisboa alberga mais de 300 mil empresas e instituições. Com o projeto Selo de Reconhecimento “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas”, a MUBi pretende incentivá-las a dar o seu contributo para a melhoria das condições urbanas de ciclabilidade e garantir o aumento do número de utilizadores de bicicleta.

Fonte: Local.PT
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário