Porque os holandeses respeitam seus ciclistas?

O processo de formação civil de crianças e adolescentes para que entendam e respeitem as condições de trânsito de uma cidade deve partir da sua formação educacional desde cedo. Foi assim que o holandeses conseguiram há décadas construir uma sociedade que respeita PEDESTRES, CICLISTAS e MOTORISTAS, onde todos compartilham o espaço de forma a não gerar conflitos.

Nós temos um espaço fantástico que poderia ser utilizado para formação deste futuros cidadãos, a CIDADE DA CRIANÇA é um espaço que deveria ter práticas sobre o uso da bicicleta desde cedo, onde os alunos da escolas aproveitariam periodicamente, todas as regras de convivências entre os modais.

Formando desce cedo, não teremos problemas no futuro próximo, essa foi a conquista dos holandeses, por que não podemos seguir o mesmo. Isso também é válido para a formação de adultos em auto-escolas!

Por que os holandeses tem a cultura da bicicleta?


Uma das razões é porque a sociedade holandesa encarrega-se de EDUCAR, desde muito cedo, as crianças a respeito desse tema. Para eles não é só uma questão de ir ao parque com seus pais ou sair para pedalar pela vizinhança. Exige-se das crianças holandesas que aprendam e sigam as regras da via, já aos 12 anos espera-se que sejam capazes de andar de bicicleta por conta própria para ir a escola, às vezes, por muitos quilômetros.

O programa baseia-se em criar dinâmicas de respeito e tolerância entre automóveis e bicicletas. Os condutores do futuro tem pleno conhecimento de como se sentem os ciclistas, e assim são geradas as bases para uma relação estável e harmoniosa.

Esta ênfase na educação precoce das regras de trânsito não se limita em entregar aos ciclistas bons costumes e boa infraestrutura, também significa que todos na sociedade entendam o que é ser um ciclista. O que se traduz em todas as pessoas que conduzem automóveis já terem experimentado a bicicleta. E por fim, os condutores olham aos ciclistas e pensam: “Podia ser eu”.

Fonte: Archdaily Por que os holandeses tem a cultura da bicicleta?" 15 May 2013. ArchDaily.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário