[RE]Utilizando abrigos de ônibus - Bicicletários Públicos


Pensando há algum tempo sobre essa proposta, resolvi mostrar como poderia ser [RE]utilizado de forma eficiente, os 'antigos' abrigos de ônibus que estão sendo substituídos em Manaus.



A ideia é transformar de forma simples e de baixo custo, todos os abrigos em pontos de Bicicletário Público, distribuindo em diversos pontos da cidade, principalmente onde há fluxo constante e fluxo projetado para usuários de bicicleta na cidade. Esses pontos estariam estrategicamente locados para servirem de apoio a quem usa a bicicleta no dia a dia ou para lazer, sendo instalados próximos aos Centros Culturais, Pontos Turísticos, Locais de Comércios, Academias, Supermercados e Shoppings, facilitando a ciclomobilidade para aqueles que precisam usar a bicicleta, mas enfrentam sempre a grande problemática em saber onde deixar a sua magrela.

Fiquei preocupado e me questionei muito, sobre o destino destes abrigos que estão sendo substituídos pela prefeitura de Manaus, para onde será que vão "jogar" este mobiliário urbano que na época custo muito caro, foi motivo de indignação também para muitos usuários de transporte coletivo, pois eles eram ineficientes para as condições climáticas da região, e abrigavam poucos usuários. Desta forma pensei em fazer esta proposta como solução viável para um equipamento que pode se tornar um utilitário público, servindo para todos aqueles que usam a bicicleta, com mapas indicativos de rotas para esses usuários e turistas.

Os bicicletários são pontos de apoio fundamental para a promoção do uso da bicicleta nos grandes centros urbanos, atualmente Manaus não possui nenhum ponto de apoio público, apenas em alguns comércios, universidades e shoppings, mas são poucos diante a necessidade e demanda que se encontra ainda reprimida que quer usar a bicicleta no seu dia a dia.

Espero que a prefeitura consiga enxergar um potencial sobre este "instrumento" de promoção ao uso da bicicleta, tornando a cidade mais conectada e prazerosa, oferecendo alternativas para mobilidade, aliadas a um conjunto de ações e futuras infraestruturas que assegurem cada vez mais o uso da bicicleta nas principais vias da cidade.
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