Campanha pede para que Manaus tenha o título de Patrimônio Mundial da Unesco.


Um dos nobre e excelentes títulos que merecemos lutar, é pelo selo de Patrimônio Mundial da Unesco no Brasil. 

O Brasil conta hoje com 18 bens culturais e naturais na lista de 962 bens reconhecidos pela UNESCO. A lista de bens culturais vai desde o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto; passando pelo Centro Histórico de Olinda; Centro Histórico de Salvador; Conjunto Urbanístico de Brasília; Centro Histórico de São Luís; Centro Histórico de Diamantina; Centro Histórico de Goiás e muitos outros. Os bens naturais da lista da Unesco inclui desde o Parque Nacional do Jaú, Amazonas (entrou na lista em 2000), até Parque Nacional do Iguaçu; Pantanal Mato-grossense; Parque Nacional de Fernando de Noronha e vários outros parques e reservas.

Manaus pode candidatar até a paisagem natural do Encontro das Águas, como Patrimônio Mundial, também tem o valor cultural do Sítio Histórico, tanto pela ocupação indígena, hoje é um sítio arqueológico na área, assim como a relação da 'era da borracha', onde a descoberta do látex de seringueira trouxe um novo desenvolvimento para a humanidade, através da borracha da Amazônia.

Patrimônios Mundiais são os 'legados deixados pelo homem e pela natureza', o título é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

A cidade que recebe o título tem o apoio da UNESCO não apenas em catalogar os bens, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade. Esse objetivo está incorporado em um tratado internacional denominado Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, tendo sido aprovado pela UNESCO em 1972.

Que tal todos nós abraçarmos a campanha para que Manaus receba um título nobre, no qual busca a preservação do nosso patrimônio cultural, hoje tão maltratados e quase sem apoio do poder público, em que muitas vezes acaba elegendo alguns monumentos arquitetônicos, e desprezam a grandiosidade do nosso acervo Arquitetônico, Arqueológico e Natural.

Entre nessa luta, compartilhe, discuta com seus amigos e familiares. Quanto mais difundirmos essa ideia, mais gente apoiará!

#Unesco #PatrimôniodaHumanidade #PatrimônioCultural #PatrimônioMundial #Manaus #Arqueologia #SítioHistóricoManaus #CentroHistóricodeManaus #Arquitetura #PaisagensNaturais #EncontroDasÁguas
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Araújo

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário