Políticas públicas contra o aquecimento priorizam telhados brancos e ciclovias em Nova Iorque.

Foto. Jc Ramirez
Nova Iorque vem adotando cada vez mais uma política pública para minimizar impactos ambientais causados pelo aquecimento das edificações e pelo uso excessivo do automóvel.

Os telhados branco se tornaram uma política pública dentro do planejamento urbano e arquitetônico da cidade de Nova Iorque, boa parte das construções estão se adaptando ao programa "Cool Roofs" criado desde 2009, no qual prevê a diminuição do aquecimento das edificações em até 70%, com isso reduz o consumo de energia dos moradores, promovendo uma cadeia de consumo consciente, evitando a sobrecarga nas usinas de energia e evitando o uso de ar condicionado em dias quentes.


Assim como Manaus e boa parte do Norte e Nordeste, outra regiões do Brasil estão enfrentando verões cada vez mais quentes, isso porque as áreas de absorção dos raios do sol estão sendo substituídas por grandes áreas de concreto e asfalto, o que promove o aquecimento das zonas urbanas, onde muitas delas, junto com a poluição da queima de combustível fóssil, favorece ao efeito estufa.

Nova Iorque está diminuindo cada vez mais as vias para circulação de veículos poluidores, ou seja, a prefeitura está aumentando espaço para outros modais não poluentes e ampliando as calçadas, criando grandes áreas pedonais que se tornaram zonas atrativas, tando para moradores quanto para turistas.

Investir cada vez mais em planejamento urbano voltado à qualidade ambiental, é um fator primordial para que a sociedade se torne cada vez mais consciente. É no planejamento urbano, bem estruturado e pensado para as próximas gerações, que conseguimos aumentar a qualidade de vida e diminuir mortes no trânsito.

Há dez anos tenho defendido bastante essa questão tanto dos telhados brancos, quando da infraestrutura cicloviária, para que possamos tornar a cidade de Manaus um exemplo a ser seguido, são medidas simples, não precisa de grandes recursos, pois com incentivos fiscais, cada cidadão pode contribuir com a qualidade ambiental, mas pra isso ser efetivo é preciso ter vontade política de querer realmente mudanças na nossa cidade.

Saiba mais sobre telhados brancos: http://bit.ly/1bqZPjw

Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário