Transformações simples de Janette Sadik-Khan em Nova Iorque.


Organização espacial realizada por Janette Sadik-Khan, transformou Nova Iorque em uma cidade com espaços mais justos aos modais. Isso porque a ex-secretária de transportes, elaborou um gigantesco plano, que não fosse uma grande obra, onerosa para os cofres públicos, pois a cidade passava por um caos urbano, logo após a passagem do furacão Sandy.
Janette apresentou um plano simples, tão simples que convenceu o prefeito Michael Bloomberg, e deu carta branca para a secretária executar o seu plano.

- O plano consistia em restringir o acesso de veículos na região de Manhattan, carro com menos de três passageiros não circulava;
- Ônibus circularia de forma gratuita;
- Em menos de cinco anos implantou mais de 450Km de ciclovias;
- 50Km de corredores exclusivos para ônibus;
- Fechou a circulação de carros em diversas vias, uma das principais é a a Times Square;
- Reduziu o número de faixas de circulação de carros, ampliando as calçadas dos dois lados e espalhando cadeiras e mesinhas;

Segundo Janette, "Antes, a política de transporte se resumia em aumentar o fluxo de carros na cidade. Para mim, o mais importante de tudo é priorizar o pedestre, o ciclista e o transporte público".

A secretária não se tornou a queridinha apenas dos ciclistas, mas dos empresários, lojistas, vendedores ambulantes e dos moradores. Antes os lojistas diziam que perderiam muito dinheiro quando as ruas fossem fechadas ao trânsito de veículos motorizados, e o que aconteceu foi o contrário. Aconteceu um boom imobiliário e valorização da região, pois as pessoas começaram a circular mais, a permanecer mais no local, o que antes apenas transitavam pelos carros, ou os carros criavam uma grande barreira de acessibilidade e visibilidade aos comércios locais.

A simples reestruturação do espaço fez com que Janette percebesse que o espaço para carros e pedestres estava distribuído de forma desigual, havia 70 pedestres para cada dez carros (uma pessoa em cada carro) e ocupavam uma grande área ociosa. Hoje estas áreas estão ativas, vivas, cheias de gente.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário