15 filmes sobre fotografia que você deveria assistir.

Gosta de fotografia? E de cinema? E de boas histórias? Nós selecionamos a dedo 15 ótimos filmes que têm a temática da fotografia como protagonista ou coadjuvante em seus roteiros. Prepare a pipoca!
Mirafoto_filmes_cidade-de-deus
 Cidade de Deus (2002 – Brasil)
Uma das produções brasileiras mais aclamadas de todos os tempos mundialmente, é dirigida por Fernando Meirelles e foi adaptada do livro homônimo de Paulo Lins. A história retrata a vida na favela e, em especial, a do menino Buscapé, que sonha em ser fotógrafo. Depois de muito sangue, crítica social e o escancaramento de um Brasil refém do crime, o filme fecha seu ciclo justamente na sonhada profissão de Buscapé. Após fotografar o traficante Zé Pequeno morto, ele decide vender as fotos para um jornal e começa aí um novo caminho.
Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Alice Braga e Seu Jorge.
  
Mirafoto_filmes_closer
 Closer (2005 – EUA)
Dirigido por Mike Nichols, é um desses filmes que nos faz pensar sobre as cartilhas dos relacionamentos. Com um elenco de peso, a história debruça-se em dois casais que têm suas vidas entrelaçadas. Uma das principais personagens é Anna, interpretada por Júlia Roberts, que é uma fotógrafa bem sucedida e casada que se apaixona por um aspirante a escritor que trabalha no obituário de um jornal. O triângulo amoroso ainda tem espaço para uma stripper, que entra na vida deles de forma inusitada.
Com Júlia Roberts, Clive Owen, Natalie Portman e Jude Law.
  
Mirafoto_filmes_walter-mitty
 A Vida Secreta de Walter Mitty (2013 – EUA)
Walter Mitty é um homem pacato, responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias de uma importante revista americana. Tímido, leva uma vida simples, perdido em seus sonhos que, acredita, nunca se tornarão realidade. Ao receber um pacote com negativos de um fotógrafo da publicação, ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que essa é justamente a foto escolhida para a capa da última edição da revista. Walter entra em situações inimagináveis para conseguir o negativo.
Com Bem Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Shirley Maclaine

Mirafoto_filmes_ther-fur
 A Pele (2006 – EUA)
Nicole Kidman encarna neste filme uma das mais brilhantes e excêntricas fotógrafas do século XX, Diane Arbus. Conhecida por suas impactantes fotografias em preto e branco e em formato quadrado, retratando pessoas marginalizadas e indesejadas pela sociedade da época, Diane teve uma vida de relacionamentos complexos, suicidando-se em 1971. No filme, Nicole Kidman dá vida novamente a essa história, encarando o bizarro, o diferente e tudo que é incômodo, e expondo uma relação proibida com um vizinho mais do que misterioso, portados de triconomia.
Com Nicole Kidman, Robert Downey Jr.
Mirafoto_filmes_proof

 A Prova (Austrália – 1991)
O drama australiano é dirigido por Jocelyn Moorhouse e ganhou mais de 5 prêmios das academias de cinema de Tokio, Sidney, São Paulo, Cannes e Reino Unido. Ele narra a relação de um fotógrafo cego com um ajudante de supermercado que acaba virando sua mão direita. Através de flashbacks sobre sua vida, o fotógrafo vai criando uma relação profunda com o ajudante, que passa a relatar para ele cada foto. O filme levou quatro anos para ser finalizado.
Com Russel Crowe, Hugo Weaving.


Mirafoto_filmes_one-hour-photojpg
 Retratos de uma Obsessão (2002 – EUA)
Um pacato funcionário de uma loja de revelação em um supermercado torna-se obcecado pelas pessoas que aparecem nas fotografias e começa a revelar comportamentos estranhos.  Em especial, torna-se vidrado na família de uma cliente e o terror começa a se espalhar quando eles se dão conta do fato.  A relação entre a família perfeita e o funcionário solitário cria uma boa receita para um thriller surpreendente.




Mirafoto_filmes_harrisons
 O Resgate de Harrison (2000 – França)
A história conta a saga da jornalista Sarah e seu marido, um fotógrafo profissional que parte para registrar a Guerra da Iugoslávia – uma das mais sangrentas dos últimos anos. Durante o trabalho, ele desaparece misteriosamente. Ela, acreditando que Harrison não morreu, segue em direção ao local da guerra disposta a encontra-lo e depara-se com um cenário de horror. Combates, bombas, explosões e muita tensão não deixam Sarah desistir.
Com Andie MacDowell, Adrien Brody, Elias Koteas.


Mirafoto_filmes_janela
 Janela Indiscreta (1958 – EUA)
Um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock conta a história de Jeffries, um fotógrafo profissional confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o faz suspeitar que um assassinato foi cometido. O suspense traz ângulos inusitados e, não por acaso, é uma lição de boa fotografia para os amantes do cinema.
Com Grace Kelly, James Stuwart, Wendell Corey.
   
Mirafoto_filmes_vivian-maier
 A Fotografia Oculta de Vivian Mayer (2013 – EUA)
O documentário enfoca uma das mais celebradas fotógrafas de rua dos Estados Unidos, que passou sua vida inteira vivendo como uma babá sem marido e sem filhos, com um cotidiano pacato. O reconhecimento póstumo se deu graças à descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana.




Mirafoto_filmes_retatos-sublimes
 High Art – Retratos Sublimes (1999 – EUA / Canadá)
O longa conta a história de Syd, uma garota que vive com seu namorado em seu pequeno apartamento, quando ocasionalmente depara-se com sua vizinha, uma fotógrafa que largou a profissão há 10 anos, pois ficou louca com o sucesso. Lucy tem uma namorada alemã, dependente tanto do amor de seu amor, quanto das drogas. Syd é uma assistente má remunerada, que trabalha em uma grande revista de moda, e descobre visões fantásticas nas fotografias de Lucy. A partir daí começa uma amizade que muda por completo a vida da fotógrafa.
  
Mirafoto_filmes_born-into-bothels
 Nascidos em Bordéis (2006 – EUA)
Uma fotógrafa e um cineasta viajaram até a Índia para visitar uma das regiões mais marginalizadas do país.Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. As crianças receberam câmeras e registraram seu dia-a-dia em fotografias. “Nascidos em Bordéis” é o resultado desta experiência antropológica que revelou uma mudança na comunidade através da arte.


  
Mirafoto_filmes_fotografos-guerra
 Fotógrafos de Guerra (2001 – Suíça)
Dirigido por Christian Frei, o documentário conta a história de um renomado fotógrafo de guerra que presenciou conflitos no mundo todo  nas últimas duas décadas. Sua produção não se restringe ao combate, mas aborda também questões sociais importantes, como a miséria e a violência. O documentário explora suas motivações, medos e seu cotidiano, destacando alguma de suas viagens e o momento em que fotografa. O filme foi produzido em 5 países diferentes e foi indicado como melhor documentário no Oscar de 2002.

  
Mirafoto_filmes_henri
 Henri Cartier Bresson: The Impassioned Eye (2003 – Alemanha)
O jornalista Heinz Bütler entrevista um dos mais importantes fotógrafos do mundo, Henri Cartier-Bresson, que faleceu um ano após a produção.  Cartier-Bresson faz observações sobre a profissão, mas principalmente sobre seu modo peculiar de ver a vida e os momentos efêmeros que passam diante de suas lentes. Há também alguns depoimentos especiais como de Isabelle Huppert, Arthur Miller, e Josef Koudelka. Momentos memoráveis do fotógrafo são relembrados, como sua viagem ao Mèxico em 1930, os momentos que passou com Mahatma Gandhi momentos antes do seu assassinato, e como se tornou fotógrafo.
  
Mirafoto_filmes_oprecodafama
 O Preço da Fama (1998 – EUA)
Pecker é funcionário de uma lanchonete e fotógrafo nas horas vagas, fazendo retratos de sua família, de lugares e de moradores de Baltimore. Um dia, o jovem é descoberto por uma dona de galeria de artes de Nova York que resolve realizar uma exposição com suas fotos. O rapaz vira a mais nova celebridade artística da noite para o dia, mas o comportamento das pessoas ao seu redor muda e logo ele descobre o preço de ser uma estrela.
Com Edward Furlong, Cristina Ricci, Lili Taylor.

  
Mirafoto_filmes_insustentável
 A Insustentável Leveza do Ser (1987 – EUA)
O filme é baseado no clássico de Milan Kundera e sua história se passa na República Tcheca. Tomas, Tereza e Sabina são os protagonistas de um triângulo amoroso que se desencadeia em torno da carência pela liberdade. Tereza é uma garçonete que sonha em ser fotógrafa e este hobby acaba sendo um atrativo irresistível para Sabina. Em 1968, a “Primavera Tcheca” chega com tanques de guerra e repressão, mudando a vida dos três para sempre.
Com Juliette Binochet, Daniel Day-Lewis, Lena Olin.


Mirafoto_filmes_blow

Blow-up – Depois daquele beijo (1966 – EUA)

Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane, corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.
Com David Hemmings, Vanessa Redgrave

Mirafoto_filmes_mil-vezes
 Mil vezes boa noite (2014 – Noruega, Irlanda Suécia)
Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade e precisa enfrentar um turbilhão de emoções quando seu marido lhe dá um ultimato. Ele e a filha do casal não suportam mais sua rotina arriscada e exigem mudanças, mas ela, apesar de amar a família, tem verdadeira adoração pela profissão.
Com Juliette Binoche, Nikolaj Coster-Waldau



Fonte: Mirafoto
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário