Ecoducts, pontes para salvar animais.

Os 'ecoducts' são pontes construídas em ferrovias e estradas para facilitar o trânsito de animais, reduzir os acidentes de trânsito e evitar matança de animais silvestres.

A ecoeducto na Holanda. Igualdad Animal
Os ecoducts, também conhecidos como "pontes verdes" são um tipo de pontes permite a passagem de animais selvagens em estradas, ferrovias e outras infraestrutura. Normalmente são cobertas de vegetação e do solo para reduzir o impacto que podem ter em seu habitat.

São muito comuns na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos e geralmente são construídos como parte do compromisso com a preservação da vida selvagem.

Espanhol Ecoeducto localizado na A-6. Flickr CC
Na Espanha, com o alto custo de construção, acabam não sendo amplamente difundidas. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento exige a colocação específica e dependendo do tráfego em cada distância das rodoviárias.

Entre esses projetos, a A-1, que vai ligar organicamente Entzia Parque Natural da Serra e Aikorri-Aratz (no País Basco) e tem um orçamento de 5,8 milhões de euros; em grande parte financiado por fundos da União Europeia.

Além disso, nos últimos anos tornou-se evidente que os linces fazem uso delas em áreas perto de Doñana. Precisamente, são as estradas próximas a este espaço natural que a maior concentração de ecoducts, destinadas a melhorar a conservação da nossa fauna e segurança rodoviária.

Ecoduct no túnel subterrâneo Doñana. / Flickr CC
Além do Governo da Andaluzia, o Generallitat (sistema institucional em que se organiza politicamente o autogoverno da Catalunha) também optou por esta infraestrutura. Especialmente considerando que ocorrem a cada ano cerca de 1.200 incidentes na comunidade veículos catalães pelo cruzamento com animais selvagens.

Fonte: cadenaser
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário