Projeto de Gaudi para a Sagrada Família deve ser concluído em 2030.

Segundo o arquiteto Jordi Fauli, diretor e coordenador do Conselho de Construção da Sagra Família, anunciou a construção de seis novas torres da basílica, projetada por Antoni Gaudi em 1882 e pode ser concluída em 2030.



Para completar o desenho realizado pelo renomado arquiteto catalão Antoni Gaudi, as seis torres que faltam vão tornar a obra, o edifício religioso mais alto da Europa. A torre de Jesus, a maior das seis terá uma altura de 172 metros, um dos desejos de Gaudi era que a torre não ultrapasse 180 metros, a mesma altura da montanha do Montjuïc, localizada no centro de Barcelona. 

Enquanto os amantes da arquitetura e fiéis da igreja se alegram com a notícia, críticos da arquitetura, como o arquiteto e urbanista Oriol Bohigas afirma que o edifício, em sua forma final, não terá nada a ver com o projeto original. O mesmo também é dito pelo escultor japonês, Esturo Sotto, que trabalha na obra desde 1978, seu trabalho está sendo feito na decoração da fachada da Natividade e, assim como muitos outros arquitetos, também teve que interpretar e mudar o que o Gaudi desejou, já que fez um projeto apenas em desenhos de esboços sobre o que desejava para a basílica.

Segundo o coordenador Fauli, o trabalho para a construção das torres está programada para ficar pronta em 2026, mas a conclusão final vai atrasar por causa das ornamentações, embora seja difícil afirmar com precisão, mas pode se dizer que o projeto completo deve ficar pronto em 2030. As seis torres planejadas para serem construídas neste último estágio representam Jesus e Maria e os quatro evangelistas, João Mateus, Marcos e Lucas. A torre mais alta, encimada por uma cruz, representa Jesus e se eleva acima de todas as outras torres. Com a construção dessas torres, o total de torres na basílica será de 18 que compunham “o conjunto que Gaudi imaginava”, diz o diretor do projeto.

As informações foram dadas junto a imprensa em um pequeno auditório localizado a 60 metros do chão da igreja, Creuer Câmara da Sagrada Família, este espaço de 30 metros de comprimento foi desenhado originalmente por Gaudi, como um câmara, especialmente concebido para suportar o peso da torre de Jesus e permitir a entrada de luz natural.

A pedra fundamental da Sagrada Família foi lançada em 1882 e desde que Gaudi faleceu, em 1926, muitos esforços foram feitos para continuar o trabalho, que agora parece ter uma data de entrega, quase 150 anos depois de sua criação.

Veja o vídeo que mostra o resultado final da obra da Sagrada Família:


Fonte: Clarin
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário