Urnas contendo supostos restos mortais são encontradas em sítio arqueológico, em Manaus.


Duas urnas, contendo supostos restos mortais, foram encontradas nesta manhã de quarta-feira (28), no sítio arqueológico Colônia Antônio Aleixo, localizado na rua Padre Mário, comunidade Onze de Maio, Zona Leste de Manaus.

O material foi encontrado pelo coordenador de campo e arqueólogo, Carlos Augusto da Silva. “As urnas têm diâmetro de 90 centímetros, ainda não foram abertas, mas tudo indica, que contenha ossos humanos, datados com mais de 1 mil anos. Elas estavam enterradas em uma profundidade de 10 centímetros e com distância de 20 centímetros, uma da outra”, explicou.

Conforme o arqueólogo, “os povos indígenas, que viveram entre os séculos IV E IX faziam, em seus rituais fúnebres, a cremação dos corpos, deixando algumas partes intactas, para o sepultamento. O restos mortais, separados para o sepultamento, eram divididos em duas urnas, que depois de lacradas, eram enterradas com uma distância mínima e faziam parte de um mesmo corpo”.

Ainda segundo Carlos Augusto, os estudos devem continuar até que toda a área seja explorada, pois acredita que haja outras urnas no local, que era utilizado como cemitério.

O sítio faz parte do projeto de valorização do patrimônio cultural e preservação arqueológica, administrado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas(Ifam) e Ministério Público Federal (MPF), apoiado pelo governo do Estado.

Fonte: Amazonas Em Tempo
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário