19 de novembro - Dia da Bandeira do Brasil.


A imagem acima é uma pintura do artista Pedro Bruno, chamada de "A Pátria" (1909), retrata a confecção da primeira bandeira da República do Brasil, logo após a Programação da República (1889).

A obra ilustra de forma alegórica, a construção da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil através de uma família e a esperança de uma nova geração, simbolizado pelas crianças.

Esta obra pode ser vista no salão Ministerial do Museu da República, medindo 1,90 X 2,78 metros.

A bandeira do Brasil foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dia após a Proclamação da República (15/11), neste meio tempo tivemos uma outra bandeira que foi utilizada temporariamente (veja em outro no post: http://bit.ly/1OhtX74).



Você sabia que a bandeira do Brasil é a única a reunir nove constelações numa esfera celeste (globo imaginário que envolve a Terra com o firmamento)? As estrelas que estampam o nosso estandarte representam os 26 Estados e o Distrito Federal.

O Amazonas é a segunda estrela e representa a constelação de Prócion.

Um fato curioso é que na primeira versão, a bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (Paraíba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte (depois passa a ser Brasília - DF). Posteriormente, foram inseridas mais seis estrelas que correspondiam os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário