4 fazendas urbanas que produzem orgânicos mundo afora.

Confira essas quatro fazendas urbanas que já são realidade em diferentes partes do mundo!

SKY GREENS

Em Cingapura já funciona a primeira fazenda urbana vertical, orgânica e comercial do mundo. A iniciativa é conduzida pela empresa Sky Greens, que tem por princípio a “produção de hortaliças seguras, frescas e deliciosas, usando o mínimo de recursos de terra, água e energia”. O plantio ocorre em torres-estufas até dez vez mais produtivas que as tradicionais. O resultado é, hoje, meia tonelada de hortaliças orgânicas todos os dias.

TOWER GARDEN

Outro conceito de “fazenda urbana” orgânica, a Tower Garden fica em Los Angeles, nos EUA. Também em formato vertical, a torre dispensa a terra para o plantio e promete diminuir o tempo de cultivo de alimentos pela metade usando 90% menos espaço e água. A proposta é ser uma tecnologia flexível que possa ser usada tanto individualmente (como uma horta caseira) quanto comercialmente, capaz de atender a grandes demandas. A Universidade de Stanford, o Hotel Bellagio e o refeitório da sede do Google são alguns dos clientes famosos que já adotaram a Tower em suas produções.

URBAN FARMERS

Outra empresa que promete produzir alimentos, sem qualqer tipo de agrotóxico ou desperdício, direto para a mesa é a suíça Urban Farmers. A ideia é usar os terraços de edifícios como grandes hortas urbanas para a plantação de alimentos hidropônicos, reutilizando a água do processo para a criação de peixes. A boa notícia é que a tecnologia deve chegar no topo dos hotéis e centros comerciais de São Paulo já em 2016.

ECF FARMSYSTEMS

Com a proposta parecida à da Urban Farmers, a empresa alemã ECF Farmsystemsdesenvolveu a maior fazenda aquapônica urbana da Europa. Os pesquisadores criaram, a partir da aquaponia (sistema tradicional que combina agricultura e piscicultura), uma série de técnicas para produzir peixes, verduras e legumes em larga escala na cidade de Berlim. O sistema que abastece o reservatório dos peixes reaproveita a água da chuva que, uma vez enriquecida naturalmente com resíduos orgânicos dos animais, é usada na irrigação das plantas.

Fonte: Eco Rede Social
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário