Barcelona lança audacioso compromisso para promover o uso da bicicleta.

A Câmara Municipal de Barcelona lançou uma estratégia em diversas áreas para promover o uso de bicicleta. Até 2018 investirá 32 milhões de euros para triplicar a atual rede de ciclovias e chegar a 308km de infraestrutura. Serão 100 projetos no total, em diferentes momentos para dotar a cidade de mais ciclovias.

Barcelona reafirmou seu compromisso em promover o uso de bicicletas na cidade como um meio de transporte mais sustentável e eficiente. Neste sentido, foi iniciada uma estratégia em diferentes áreas. O objetivo do governo municipal é que até 2018, 95% da população da cidade pode ter, pelo menos, uma pista de 300 metros de distância de sua casa. Hoje esse percentual é de 72%. Espera-se triplicar as pistas, hoje existentes em 116km de infraestrutura, e aumentar para 308Km em 2018. A Prefeitura pretende investir 32 milhões de euros.


"Estamos falando de uma questão de justiça urbana", diz Mercedes Vidal, Conselheiro para a Mobilidade. Ele acrescenta: "O objetivo é fazer uma redistribuição de mobilidade para modelos mais sustentáveis". Isso também significa "uma melhoria na saúde dos moradores", porque "todos os anos há mais de 3.500 mortes prematuras na área Metropolitana, boa parte são relacionados com a poluição do ar ", disse o vice-prefeito de Ecologia, dos Transportes e do Planejamento, Janet Sanz.

Espera-se também um aumento de 23% das áreas de estacionamentos para bicicletas e chegar a uma meta de 30.000 locais. Quanto aos parques de estacionamento subterrâneos e em áreas específicas da cidade vai atingir pelo menos 1.500 pessoas diretamente, 29% a mais em comparação com aqueles que existem hoje. O roteiro apresentado pelo governo municipal também propõe unificar o design das ciclovias e promover atividades educacionais para promover a mobilidade sustentável.




Fonte: El Digital Barcelona
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário