Canal Brasil exibe uma série de documentários sobre arquitetura brasileira.

Cinco documentários sobre a obra de artesãos da paisagem urbana. Programação inclui filme inédito sobre a trajetória de Vilanova Artigas.


Verdadeiras obras de arte urbana espalham-se por muitas cidades brasileiras. Prédios, áreas de lazer, museus, faculdades e até municípios inteiros, incluindo nossa capital, Brasília, nasceram a partir dos traços de grandes arquitetos, visionários da arte de transformar uma paisagem comum em um cenário de extrema beleza. O Canal Brasil reúne, em novembro, cinco nomes fundamentais da nossa arquitetura, em documentários de distintos cineastas, que remontam as trajetórias de vida e trabalho de Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Affonso Eduardo Reidy e dos irmãos Roberto – Marcelo, Milton e Maurício. Em destaque, a película inédita sobre a obra de Vilanova Artigas.


Confira a programação:

Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz (2015) (94’)
Quarta, dia 04/11, às 19h15 e segunda, dia 09/11, às 13h30.

Direção: Laura Artigas e Pedro Gorski – João Batista Vilanova Artigas teria completado 100 anos em junho de 2015. Nome fundamental do movimento conhecido como a Escola Paulista, estado onde passou maior parte da sua vida, apesar de ter nascido em Curitiba, no Paraná, essa figura icônica da arquitetura nacional recebeu homenagem de Laura Artigas neste documentário, com codireção de Pedro Gorski. Conhecido por tratar seu ofício como uma mistura de equilíbrio entre arte e técnica, o mestre dos traços tem sua trajetória revisitada pela neta.
A cineasta recupera a história da vida do avô através de depoimentos de alunos, amigos, mestres, familiares e colegas de profissão. Falecido em 1985, o próprio Vilanova aparece em entrevistas e imagens de arquivo, mostrando toda sua genialidade, suas lições e seus legados para a arquitetura no Brasil. Entre suas obras de destaque, estão o estádio Cícero Pompeu de Toledo – mais conhecido como o Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube –, o prédio da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães (Guarulhos), além de participar do desenho da construção de Londrina, no Paraná.
Entre os entrevistados estão os ex-assistentes Paulo Mendes da Rocha e Pedro Paulo de Melo Saraiva, os ex-alunos Ruy Ohtake e Jon Maitrejan, e os amigos Juca de Oliveira e Armênio Guedes. Os depoimentos fazem um panorama da vida de Artigas sob diversas perspectivas. Os filhos e netos lembram da convivência cotidiana ao seu lado, do seu trabalho como professor e das reuniões do Partido Comunista, do qual era ativista ferrenho. As conversas lembram ainda o controverso afastamento das funções docentes da faculdade, imposto pelo regime militar devido à sua filosofia política, e o posterior retorno ao lugar, tendo que enfrentar uma prova de seleção como um aluno qualquer da instituição.

Oscar Niemeyer – A Vida É um Sopro (2007) (90’)
Quarta, dia 11/11, às 19h15 e segunda, dia 16/11, às 13h30.

Direção: Fabiano Maciel – Primeiro longa do diretor Fabiano Maciel, o documentário relata a trajetória de vida e as opiniões do maior arquiteto brasileiro, que projetou algumas das principais construções de Brasília. Lançada no ano do centenário de Niemeyer, a produção colhe depoimentos de grandes nomes do país e do exterior. Dentre eles, o escritor português José Saramago, o historiador britânico Eric Hobsbawn, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o poeta Ferreira Gullar, o ex-presidente português Mario Soares, o escritor Carlos Heitor Cony e o músico e compositor Chico Buarque, além do próprio Niemeyer.

O Risco – Lucio Costa e a Utopia Moderna (2007) (77’)
Quarta, dia 18/11, às 19h15 e segunda, dia 23/11, às 13h30.

Direção: Geraldo Motta Filho – As palavras de familiares e colegas de profissão, com destaque para a interação do urbanista com Oscar Niemeyer e Le Corbusier, traçam o perfil de Lucio Costa, homem fundamental no processo de formação da arquitetura moderna brasileira e autor do plano-piloto do Distrito Federal. Dirigido por Geraldo Motta Filho, o documentário fotografado por Mário Carneiro e Pedro Ionescu recebeu, dentre outros troféus, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, em 2003, e no Cine Ceará, no ano seguinte.

A Construção da Utopia (2009) (78’)
Quarta, dia 25/11, às 19h15 e segunda, dia 30/11, às 13h30.

Direção: Ana Maria Magalhães – Ana Maria Magalhães assina seu primeiro documentário em longa-metragem e mergulha fundo nos textos e pensamentos de Affonso Eduardo Reidy, nascido na França e radicado no Brasil. A cineasta mostra como o ex-diretor do Departamento de Urbanismo do Rio de Janeiro valorizava a simplicidade e a “sinceridade” das formas, sem enfeites ou ostentações. São seus os projetos do Pedregulho, em Benfica, e do Conjunto Marquês de São Vicente, mais conhecido como Minhocão da Gávea, ambos no Rio de Janeiro. Fora esses, o urbanista também idealizou alguns dos principais marcos da cidade, dentre eles o Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), primeira construção em concreto aparente do país, e o Aterro e Parque do Flamengo, para o qual convocou o paisagismo de Roberto Burle Marx.

Os Irmãos Roberto (2012) (74’)
Quarta, dia 02/12, às 19h15 e segunda, dia 07/12, às 13h30.

Direção: Ivana Mendes – Ícones do movimento modernista brasileiro na arquitetura, os Irmãos Roberto recebem nesta obra sua merecida retrospectiva. O nome assumido pelo trio carioca, formado por Marcelo (1908-1964), Milton (1914-1953) e Maurício (1921-1996), foi uma homenagem ao pai, Roberto Otto Baptista, a quem eram muito ligados. O documentário baseia-se em depoimentos de diversos contemporâneos a eles, bem como em uma cuidadosa investigação iconográfica. Os Irmãos Roberto sempre tiveram preocupação com a ventilação, o controle da luz do sol e a vista das unidades desenhadas. Sua contribuição foi também significativa na formulação de projetos de moradia da classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza estética e o bem-estar dos ocupantes.

Fonte: Canal Brasil
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário