Ciclistas de Nova York ganham equipamentos de segurança em vez de multa.

Iniciativa Bike Smart, do Departamento de Transportes da cidade norte-americana, visa aumentar a segurança dos ciclistas que transitam por suas ruas por meio da conscientização


Uma imagem tem se tornado comum nas noites de quarta-feira na cidade de Nova York. Blitzencom policiais posicionados nas extremidades da ponte do Brooklyn interceptam todos os ciclistas que não tenham luzes de segurança, item obrigatório por lei. Mas desta vez, o objetivo não é multar, mas sim advertir os ciclistas sobre a importância da visibilidade no trânsito. Ao final da conversa, um presente especial: um jogo de luzes dianteira e traseira!

Esta é apenas uma das ações promovidas pelo Departamento de Transporte de Nova York (DOT) em sua campanha Bike Smart, que promove a conscientização sobre a importância do respeito às leis de trânsito e do uso de equipamentos de segurança.


Campanha publicitária Don’t Be a Jerk (não seja um idiota) da Bike Smart orienta os ciclistas de forma bem humorada a respeitar as regras de trânsito

Além da iluminação, a campanha também promove descontos na compra de capacetes e até mesmo sua doação, durante a realização de eventos programados pela cidade. Para candidatar-se a ganhar o capacete oficial, basta estar presente, aprender através de uma pequena aula como utilizá-lo apropriadamente e assinar um recibo de entrega.

Outra ferramenta importante é o Guia Smart Bike (disponível para download em inglês e espanhol, entre outras línguas), que contém diversas informações relevantes como legislação de trânsito específica para bicicletas, uso de equipamentos de segurança e mapa de rotas, entre outras.

Segundo o Departamento de Trânsito de NY, a campanha Bike Smart tem sido um enorme sucesso entre a comunidade ciclística, já que prioriza a informação e o fomento de bons costumes, deixando de lado, sempre que possível, as multas.

Crescimento – Nova York vive nos últimos anos uma autêntica revolução no que diz respeito ao uso da bicicleta. É cada vez maior o número de nova-iorquinos que utilizam este meio de transporte como opção para deslocar-se ao trabalho, graças em boa parte à grande oferta de bicicletas de uso compartilhado. Atualmente, calcula-se que nada menos que meio milhão de nova-iorquinos utilizem bicicletas (dados do Departamento de Saúde de Nova York).
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário