Cidade do México foi eleita a Capital Mundial do Design em 2018.

Durante a 29ª Assembleia Geral do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (ICSID), anunciou que a Cidade do México foi eleita a Capital Mundial do Design (WDC) em 2018. Esta é a sexta cidade, e a primeira cidade das Américas que recebem este reconhecimento.


Para manter a designação concedida bienalmente para cidades, com base em seu compromisso de usar o projeto como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico, social e cultural, a WDC tornou-se mais do que um programa, hoje, é um movimento global e serve para reconhecer que o design de alto impacto na qualidade de vida das cidades. Cidades que já foram eleitas anteriormente incluem Torino (Itália) em 2008, Seul (Coréia do Sul) em 2010, Helsínquia (Finlândia) em 2012 e Cidade do Cabo (África do Sul) em 2014. Taipei será World Design Capital 2016.

Para Cidade do México, a nomeação do WDC é uma oportunidade para as comunidades e para os empreendedores construírem uma cidade habitável, abraçando o velho e o novo em seus planos para mostrar um design inovador no planeamento urbano. O presidente do ICSID e membro da Comissão de Seleção WDC, o Professor Mugendi M'Rithaa afirma que, "Cidade do México servirá como um modelo para outras megacidades em todo o mundo, abraçando os desafios da urbanização e utilizando design thinking para garantir uma cidade mais segura, mais habitável." 

A Design Week México, uma organização sem fins lucrativos que promove o design como um vetor da mudança social, pretende mostrar um planejamento que concentre no bairro de Miguel Hidalgo, introduzindo qualidade de vida, comunicações e programas de segurança, um programa de compartilhamento de bicicletas, jardins urbanos, parques e playgrounds. Emilio Cabrera, diretor-geral da Design Week México disse: "Nosso objetivo é construir uma plataforma de colaboração não somente entre o design, mas também com outros os países. Como WDC, procuramos criar um polo de industrial de criativas globais que tenham impacto sobre às sociedades."

Co-candidata a ser eleita como Capital Mundial do Design, a cidade de Curitiba (Brasil), mostra um forte potencial e legado que inspira outras cidades sobre o planejamento urbano e o design. O grau das propostas apresentadas se torna uma tarefa difícil para os membros da Comissão de Seleção, que leva em consideração o alcance de base de apoio ativa, não só das prefeituras, também de toda a comunidade de design envolvida.

Fonte: ICSID
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário