Grupo de São Francisco espalha sementes de árvores frutíferas pela cidade.

Mais de 10 mil exemplares foram espalhadas em uma das maiores cidades norte-americanas. Grupo responsável quer conscientizar a população.


Já parou para pensar em quantas árvores frutíferas há em sua rua ou no bairro onde mora? Se há tempos era comum encontrar diversos exemplares pelas calçadas das cidades, hoje em dia é raro encontrar pelo menos uma árvore com frutas. O motivo é justamente o desenvolvimento urbano, acelerado e sem controle das grandes metrópoles, no qual o asfalto e a modernidade têm cada vez mais preferência em relação à natureza, um cenário triste e real.

Para tentar mudar esta realidade que atinge todo o mundo, um grupo de pessoas em São Francisco, EUA, resolveu por conta própria semear bons exemplos… E quando falamos semear, estamos falando no sentido literal. Parte de uma intervenção urbana, o grupo “Guerrilha Grafters”, enxerta partes de árvores frutíferas em outras plantas ornamentais para garantir seu crescimento.

A técnica envolve uma pequena incisão de um galho da uma árvore frutífera, como um galho saudável de laranjeiro, em outra planta. Naturalmente este galho “incorpora” na estrutura da planta e passa a dar frutos depois de um tempo. O resultado é impressionante e lindo dentro da visual cinza e sem graça da cidade.

Após o começo dos trabalhos do grupo “Guerrilha Grafters” o resultado floresceu naturalmente. Hoje há mais de 10 mil árvores frutíferas em diversas áreas de São Francisco, porém estas árvores são estéreis e não dão frutos realmente. A ideia do grupo é chamar a atenção da população pela escassez de boas frutas e os preços praticados por grandes supermercados.

“Com o tempo, deliciosas e nutritivas frutas tornam-se disponíveis aos cidadãos por meio desses enxertos. Nós queremos provar que uma cultura de cuidado pode ser cultivada no solo. Nós queremos transformar as ruas da cidade em florestas de frutas, e desfazer a civilização galho por galho”, diz o comunicado do grupo.

Fonte: Pensamento Verde
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário