História e relevância das regiões metropolitanas no Brasil são destaque em vídeo produzido pelo PNUD.

“Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil” recupera o debate sobre as dificuldades e os desafios de gestão nos municípios e fomenta a necessidade do envolvimento da população com o tema. Lançamento de reportagem aconteceu durante o Prêmio Atlas Brasil.

Autoras e autores dos onze artigos vencedores do concurso Atlas do Desenvolvimento Humano foram premiados nesta quarta-feira (25), na Casa da ONU, em Brasília. Durante apremiação, os vencedores de cada categoria apresentaram seus trabalhos e assistiram, em primeira mão, ao lançamento da reportagem “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil”, produzida pela equipe do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

O vídeo traz entrevistas com especialistas, acadêmicos e cidadãos de Norte a Sul do país e conta um pouco do histórico de criação das regiões metropolitanas brasileiras, passando por marcos como a constituição de 1988 e o Estatuto das Metrópoles. “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil” recupera o debate sobre as dificuldades e os desafios de gestão nos municípios e fomenta a necessidade do envolvimento da população com o tema, estimulando a descoberta e o uso de indicadores e dados socioeconômicos como uma ferramenta de cobrança ao poder público e transformação social.

Assista à reportagem “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil”.



Cerimônia de premiação

A entrega dos prêmios foi feita pelo representante residente do PNUD e coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e pela representante assistente para programa do PNUD, Maristela Baioni.

Durante o evento, o chefe do PNUD destacou a importância do uso de dados e indicadores e da participação social para transformação da realidade. “Para que as pessoas possam participar ativamente na esfera pública, precisam de informação. Para dialogar, para diagnosticar, para cobrar e para propor soluções, é fundamental conhecer a situação vivida em termos factuais”, avalia o representante do PNUD. “O sentido de promover esse Prêmio é justamente estimular o uso dos dados desde uma perspectiva científica”, completa Fabiancic.

Como resultado do concurso, as autoras e autores tiveram seus artigos publicados em um livro. Os artigos tratam de diversos temas e abordam problematizações sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), bem como cruzamentos com vulnerabilidade social e pobreza, estudos regionais, mortalidade de jovens, pobreza multidimensional, bem-estar urbano e sustentabilidade, entre outros.

O livro também traz um artigo especial do professor Ladislau Dowbor sobre gestão pública municipal, além dos trabalhos premiados. Os textos foram baseados nos indicadores do site www.atlasbrasil.org.br e estão divididos em quatro categorias: Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas, Municípios e Unidades de Desenvolvimento Humano.

Faça o download da coletânea de artigos “Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano”.

Fonte: Nações Unidade Brasil
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário