Inovação em planejamento urbano coloca Colômbia à frente do Canadá.

As escadas rolantes instaladas ao ar livre, em Medellín, conseguem proporcionar um deslocamento mais confortável paras as pessoas.


A eficácia do sistema de trânsito de uma cidade não tem de ser ligado aos valores gastos - não, pelo menos, no exemplo dado por Medellin, Colômbia.

Brent Toderian, um ex-diretor de planejamento da cidade de Vancouver, considera Medellin um modelo de criatividade e inovação urbana. Apesar de ter sido uma vez dilacerada pela violência e pela pobreza, Medellin conseguiu construir um extenso sistema de transporte eficiente com baixo custo, em comparação ao que é vistos em cidades canadenses.

"É sobre a redefinição dos objetivos tecnológicos que são usados em outros lugares, que podemos perceber que eles podem ser úteis para uma cidade moderna," disse Toderian ao jornalista  Chris Brown, da CBC News em Medellin.

Confrontados com o problema de deslocamento de milhares de pessoas em terrenos montanhosos na cidade, o arquiteto Carlos Escobar foi forçado a pensar fora da caixa, e propôs projetos de leis intransponíveis em Medellin.

Sua solução - uma rede de escadas rolantes instaladas ao ar livre - substituiu trilhas de terra e escadas desgastante e inacessíveis, que agora ajuda mais de 20 mil pessoas por dia.

O sistema interligado, que inclui espaços públicos em todos os níveis, custou $6 milhões de dólares - considerado muito pouco em termos investimento para o trânsito.

"Isso mostra que você não pode subestimar o tipo de transformação que você pode ter em apenas 10 anos", diz Toderian.

A ideia, segundo ele, é ver como uma cidade enxerga seu plano de trânsito.

Cada cidade, tem necessidades emergenciais, mas Medellin trabalhou em uma solução imediata, diz ele.

"Em Vancouver, temos debatido por anos, uma ideia de "teleférico" até o topo da montanha de Burnaby. Em Medellin eles já fizeram isso."

O Projeto de teleférico em Medellin é um sistema de cabo totalmente integrado, ligado a outros modos de transportes entre os bairros mais elevados. Foi construído com a metade do preço do que se construiria em outras cidades.

Vancouver está prestes a realizar um referendo sobre vários projetos de urbanismo. E como Toderian, se tornou um consultor internacional sobre questões urbanas, ele acredita que cidades canadenses devem se inspirar em soluções inovadores criadas em Medellin.

Fonte: CBC News Canadá
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário