Programa Bicicleta Escolar pode ser instalado em Teixeira, no sul da Bahia.


A proposição é do vereador Gilberto do PT, ela foi aprovada na última quarta-feira, 4 de novembro, durante a sessão da Câmara Municipal.

A indicação pede a aquisição de bicicletas para o transporte escolar em Teixeira de Freitas. O vereador explica que as bicicletas vão assegurar a qualidade no transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da rede municipal.

Em 2007, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, lançou o programa Caminho da Escola ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

Apesar da ampliação do atendimento dos programas federais de transporte escolar, o Governo Federal constatou que, em alguns lugares, não chega nenhum tipo de transporte, seja pelo fato da localidade não estar na rota dos ônibus determinada pelo município/estado, ou por falta de condições de trafegabilidade.

A partir de 2010, o problema da falta de trafegabilidade começou a ser solucionado, em parte. Estudos realizados pelo FNDE concluíram que o fornecimento de bicicletas a estudantes poderia abreviar o esforço das crianças em percorrer distâncias diárias de três a 15 km, para chegarem à escola ou ao ônibus escolar.

Padronizadas, de baixo custo e concebidas em dois tamanhos – aro 20 e aro 26 –, as bicicletas do programa Caminho da Escola foram submetidas a análises e ensaios de produtos em laboratório credenciado pelo Inmetro.

Desse modo, o Ministério da Educação, por meio do FNDE, oferece aos estados, municípios e Distrito Federal a alternativa de aquisição de bicicletas escolares.

Fonte: Sul Bahia
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário