Projeto propõe um novo olhar sobre o patrimônio cultural de Manaus.


Um novo olhar sobre o patrimônio cultural da cidade de Manaus. É o que busca o projeto de educação patrimonial executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Amazonas (Iphan-AM) em parceria com outras organizações públicas que atuam nessa área. 

Tendo como foco o Patrimônio Edificado do Centro Histórico de Manaus, a atividade realizada nos meses de novembro e dezembro fomentará novos olhares sobre o patrimônio, o debate em torno da preservação e valorização desses espaços, bem como o papel das instituições públicas e da sociedade nesse processo. O objetivo é, portanto, originar ações que articulem agentes e organizações que já trabalham com a temática patrimonial, ampliando a capilaridade e o alcance das políticas e ações institucionais existentes.

Durante o período ocorrerão oficinas de restauro digital a serem realizadas com vinte alunos da Escola Pública Estadual Eunice Serrano, onde, a partir de fotografias de edificações da área tombada do Centro Histórico de Manaus, os alunos promoverão intervenções digitais nesses monumentos ao tempo em que adquirem técnicas de design gráfico e debatem conceitos da teoria do restauro. Já os Ciclos de Debates sobre o tema central estão abertas ao público.

Pretende-se que, a partir dessa iniciativa, as ações e políticas públicas voltadas para a cidade de Manaus, possam sempre ter como foco a parceria entre grupos, organizações e instituições e o atendimento às demandas da sociedade – a verdadeira responsável pela utilização e transformação desse patrimônio.

Programação:

Dia 19 de novembro, às 16h
Debate: Turismo e Patrimônio Cultural: a interpretação do patrimônio cultural de Manaus sob o olhar do turismo.
Debatedores: Susy Rodrigues Simonetti e Márcia Raquel Calvalcante Guimarães

Dia 26 de novembro, às 16h
Palestra: Conhecer e reconhecer - identidade, patrimônio cultural e cidadania em Manaus.
Palestrante: Ana Lucia Nascentes da Silva Abrahim

Dia 02 de dezembro, às 16h
Palestra: Crescimento Urbano e Preservação do Patrimônio Histórico – O programa PAC Cidades Históricas em Manaus.
Palestrante: Almir de Oliveira

Dia 10 de dezembro, às 16h
Palestra: Lugares que o dia não me deixa ver
Palestrante: João Fernandes

Fonte: Portal IPHAN
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário