Restauro de uma arquitetura modernista.

Saiba mais sobre esta incomum estratégia de preservação da "Bachman Wilson House" de Frank Lloyd Wright.


Uma rara casa de Frank Lloyd Wright do período Usoniano foi salva pelo Crystal Bridges Museum do Arkansas. O dramático resgate planeja desmontar e mover a casa para um terreno a mais de 1.500 km de distância, estratégia necessária devido às frequentes inundações que acontecem no local onde a casa se encontra atualmente, em Millstone, New Jersey. O Crystal Bridges Museum irá reconstruir e restaurar a casa em algum ponto de sua vasta propriedade. 

Em 1988, Lawrence e Sharon Tarantino adquiriram a Bachman Wilson House e a restauraram a seu estado original, após uma série de alterações e inundações que prejudicaram a obra desde sua construção em 1954. O casal recebeu diversos prêmios pelo restauro, incluindo o Wright Spirit Award.

No entanto, com o passar dos anos, a frequência e intensidade das inundações que ameaçavam a obra aumentaram, levando o casal à conclusão de que eles não poderiam mais preservar a edificação em seu local atual. Em 2012 colocaram o edifício e sua mobília à venda, com a condição de que o comprador transportasse a obra para um terreno adequado que garantisse a intimidade com a natureza, traço característico da casa em seu terreno original. Tendo em vista a ameaça da edificação, esta estratégia foi apoiada tanto pelo Frank Lloyd Wright Building Conservancy quanto pela Comissão do Distrito Histórico de Millstone.

O Crystal Bridges Museum, fundado em 2011, se propôs, então, a relocar o edifício. Lawrence Tarantino disse, ao fechar o negócio, que "não poderia haver melhor oportunidade para a preservação desta importante obra de Frank Lloyd Wright do que assegurar seu futuro sob a custódia de uma instituição pública com a missão de celebrar a arte e arquitetura americanas."

Scott Eccleston, do Crystal Bridges, acrescentou: "Relocar a Bachman Wilson House em nosso terreno oferece uma empolgante oportunidade de continuar a compartilhar significantes obras de arquitetura, juntamente com grandes obras de arte, tanto dentro do museu quanto fora...aqui em Crystal Bridges, nós nos importamos com arte e natureza, e esse acréscimo estende esse conceito. 

A relocação também oferece novas oportunidades para o museu colaborar com a Fay Jones School of Architecture (nomeada em homenagem a um dos protégés de Wright). Marlon Blackwell, chefe do departamento da escola, disse: "com a vinda da Bachman Wilson House para Crystal Bridges, o mestre e o pupilo se reúnem".

Fonte: ArchiDaily
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário