Tecnologia e Inovação são debatidos no “I Simpósio de Pós-graduação da UEA”.


A Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, localizada na Avenida Darcy Vargas, em Manaus, iniciou o seu “I Simpósio de Pós-graduação” que busca debater soluções para problemas das áreas de engenharias, de tecnologias e de inovação, estimulando desafios na dimensão técnica para diversas áreas.

O Simpósio teve início dia 17/11 com abertura do evento que reuniu diversos pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação. As atividades continuam a partir desta quarta (18/11) com sessão de pôsteres, apresentação oral de trabalhos científicos e tecnológicos e também para discutir temas referentes ao desenvolvimento de tecnologias e inovação no Estado do Amazonas, que se encerra no dia 20 com toda comunidade científica e acadêmica.

Alguns dos destaques que se relacionam com a área de arquitetura e urbanismo serão apresentados em trabalhos orais divididos em comitês setoriais sobre tecnologia e inovação, como por exemplo, o trabalho de pesquisa da arquiteta Juliana Gomes e do Sérgio Orleans, que irão apresentar o tema “Requisitos específicos para vistoria em residência inclusiva para terceira idade”, no comitê “Avaliações e Perícias”, no dia 18/11 às 18h30 na EST UEA. Este trabalho de pesquisa levou em consideração os requisitos específicos para vistoria em residência inclusiva para a terceira idade, que trata de parâmetros baseados nos setes princípios do Desenho Universal, no qual visam suprir as principais necessidades físicas, bem como sociais e informativas às moradias para idosos. Neste trabalho os pesquisadores relacionam a pessoa e o ambiente físico, com o processo de “velhice gradual”, que implica a certas limitações físicas, onde muitas vezes está mais associado ao ambiente físico projetado que não são projetados para envolver uma gama de soluções que ao longo da vida de uma pessoa.

Veja outros trabalhos que se destacam na área de arquitetura e urbanismo:

Implantação de ciclovia no Boulevard Álvaro Maia: Uma analise sob a ótica da gestão de projetos. Suriane Forthe de Lima (UEA), Silvio Romero Adjar Marques (UEA).

Estudo para viabilidade da reutilização de contêineres marítimos para fabricação de casas populares. Lincon Rodrigues Gianesini (UEA), Gilberto Garcia del Pino (UEA).

Procedimentos para a realização de vistoria de entrega de apartamentos novos - Aplicação prática. Felipe Wilson Leão da Silva (UEA), Mauro Melo Nunes Marques (UEA). 

Quantificação de resíduos sólidos na rede de drenagem: Monitoramento no Igarapé do Franco, em Manaus/Am. Fabio Alexandre Gomes de Lima (UEA), Sérgio Orleans de Melo Gadelha (UEA).

Aplicação de juntas para prevenção de Patologia em revestimento cerâmico. Haroldo Castro Guimarães (UEA), Francisco dos Santos Rocha (UEA).

O surgimento de voçorocas e as ocupações urbanas irregulares no bairro Mauazinho na zona Leste de Manaus. Thatiana Vieria de Carvalho (UEA), Sérgio Orleans de Melo Gadelha (UEA).

Patologias nas Edificações. Francisca Raquel Nogueira Raulino (UEA), Mauro Melo Nunes Marques (UEA).

Analise das manifestações patológicas em obras de drenagem urbana. Efrain Costa (UEA), Sérgio Orleans de Melo Gadelha (UEA).

Avaliação da eficiência do sistema modular de tratamento de esgoto Mizumo PLUS, em relação a carga orgânica (DBO e NITROGÊNIO AMONIACAL TOTAL). Gilberto Muniz (UEA), Antonio Estanislau Sanches (UEA).

Confira a programação no site do evento: http://simpest.com.br

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail: simpest@uea.edu.br ou telefone: (92)3878-4309 - (92)3646-1287.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário