WWF promove exposição sobre o uso da Madeira na Arquitetura do Século XXI.


O WWF-Brasil em parceria com a Univers Design, empresa fundada pelos arquitetos Aflalo/Gasperini que atua na intersecção do design e a arquitetura, produzindo uma gama de projetos que levem em consideração questões ambientais, sociais, econômica, éticas e culturais, projetaram uma exposição que mostra o modo de usar a madeira de forma sustentável e como proteger os nossos recursos naturais.

A exposição intitulada "Madeira na Arquitetura do Século XXI" acontece em Brasília até o dia 13 de dezembro, na SHIS EQ QL 6/8 Conjunto, na sede da WWF, das 9h às 18h todos os dias. A iniciativa do WWF procura mostrar que a madeira sustentável pode contribuir para a preservação das nossas florestas, e com isso desenvolveu uma série projetos junto com o escritório de arquitetura, para mostrar que a utilização da madeira nas estruturas, nos escritórios, centro culturais, museus, habitações e até pontes.

Um rico material exposto com texto, fotos e maquetes do mundo inteiro, onde buscam mostram esta matéria-prima na construção sustentável e também como uma importante ferramenta para promover a conservação da biodiversidade e de ecossistemas na Amazônia.

A exposição é indicada para estudantes e profissionais de arquitetura, engenharia e design, além da sociedade e instituições que já atuam no campo de preservação da floresta, com um belo trabalho que mostra diversas técnicas construtivas utilizando a madeira sustentável, em objetos e na construção civil.

Em 2009, o WWF-Brasil lanço um importante manual, publicado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), junto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, para mostrar a importância da incorporação de espécies alternativas de madeiras empregadas nas atividades da construção civil. justamente para minimizar os grandes impactos ambientais causados pela exploração da madeira na floresta. Esse material representa um importante passo rumo à sustentabilidade na construção, pois este setor é responsável pelo grande consumo de madeira neste segmento no Brasil.

O Manual Madeira: Uso sustentável na construção civil, amplia o conhecimento  de profissionais da arquitetura e da engenharia, oferecendo espécies alternativas com propriedades semelhantes às madeiras tradicionais, apresentando novos mecanismo disponíveis no mercado, que permitem ao consumidor a aquisição de uma matéria-prima de origem legal, extraída de forma responsável e não predatória.

Essa exposição traz justamente isso, de forma lúdica e visual, os visitantes podem acompanhar diversos modelos de projetos utilizando a madeira extraída legalmente, sem devastar grande áreas e sem prejudicar o meio ambiente e sua cadeia de valores.

A mostra de projetos sustentáveis está ligada diretamente com a nossa floresta amazônica e quem sabe essa bela exposição não possam ser exibida em Manaus, para que diversas cidades na amazônia consigam observar as alternativas expostas neste incrível projeto.

Ficamos na torcida e você?

Fonte: WWF Brasil
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário