Nova Déli vai restringir trânsito de carros particulares.

Veículos vão circular em dias alternados a partir de 2016, anunciou capital indiana; segundo OMS, Índia tem 13 das 20 cidades mais poluídas no planeta.

O governo de Nova Déli, capital da Índia, anunciou nesta sexta-feira (04/12) que veículos particulares poderão circular nas ruas da cidade apenas em dias alternados, dependendo do número das placas. A medida, válida a partir de janeiro de 2016, visa diminuir os níveis de poluição do ar na cidade.



“Particularmente no inverno, quando a poluição está alta, implementaremos por um tempo a operação de veículos pares e ímpares”, declarou KK Sharma, secretário-chefe do governo de Nova Déli. Por estar localizada no hemisfério norte, o inverno na Índia ocorre de dezembro a março.

O anúncio ocorreu um dia após um tribunal local criticar a qualidade do ar, inclusive se referindo a Nova Déli como uma “câmara de gás”. A decisão, que valerá para os veículos registrados em outros Estados que entrem na cidade, não afetará os ônibus e táxis. Em contrapartida, o transporte público será expandido, afirmou o secretário-chefe.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2014, a capital indiana é a cidade mais poluída do planeta, com as partículas mais agressivas – que possuem dimensões minúsculas e, portanto, conseguem penetrar nos pulmões e entrar na corrente sanguínea – até 30 vezes acima do recomendado pela OMS.

“Os altos e alarmantes níveis de poluição em Nova Déli sugeririam a necessidade de se tomar medidas urgentes, como fechar as escolas”, afirmou Sunil Dahiya, membro da organização ambientalista Greenpeace Índia. Nesta quinta-feira (03/12), a ONG pediu que as escolas da capital fossem fechadas temporariamente, argumentando que a baixa qualidade do ar é perigosa para crianças mesmo em ambientes fechados.

Também com a intenção de diminuir os níveis de poluição do ar, a Índia irá retirar de circulação caminhões com mais de 15 anos e estuda maneiras de testar as emissões de gases dos veículos.

Fonte: operamundi
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário