Proposta para transformar Zona Pedonal no bairro São José é aprovada pela Câmara Municipal de Manaus.

A zona de comércio popular tradicional na rua da Penetração II, no Bairro São José II em Manaus, abrange em toda sua extensão, inúmeros comerciantes, formais e informais que disputam espaço com carros, obrigando os clientes muitas vezes a trafegarem pela rua, o que tem ocasionado muitos acidentes na região.



A proposta aprovada do PL nº 995/2015 desta terça (01/12/2015), quer transformar toda a extensão da via Amariê (antiga rua da Penetração II), em uma zona pedonal livre de tráfego de veículos, permitindo que pedestre possam trafegar na área com maior segurança e conforto, a indicação foi aprovada por unanimidade no Plenário da Câmara Municipal de Manaus, o que mostra a necessidade de ações como esta, para transformas vias de trânsito intenso de pedestres, em áreas acalmadas, conhecidas como "Calm Traffic" (tráfego acalmado).

Esse tipo de intervenção urbanística vem crescendo no mundo inteiro, como proposta para salvar vidas de pedestres em regiões onde há muitos conflitos com carros, que acabam atrapalhando a vida local. Regiões históricas foram as primeiras a receberem esse tipo de intervenção, justamente para proporcionar a valorização da área e maior segurança para quem caminha.

Há exemplos consolidados em Manaus, como a antiga área da Zona Franca, no Centro Histórico, que recebeu esse tipo de intervenção, no final da década de 70, visto que o fluxo de pessoas na região era intenso e precisava sofrer uma adequação, com a implantação de calçadões que fecharam o tráfego de veículos em diversas ruas.

A proposta defendida pelo vereador Felipe de Souza, em transformar a zona de comércio popular de um pouco mais de 600 metros de extensão, em área pedonal, quer que o poder público municipal tome medidas de proteção máxima à vida nesta região, propondo um estudo de viabilidade.

É importante que este estudo de viabilidade sirva de base, para que o poder municipal possa promover um concurso de ideias e projetos para a Rua Amariê, no Bairro São José II. Um projeto urbanístico que sirva de referência e também possa ser implantado em diversas outras zonas comerciais da cidade de Manaus.

Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário