Acessibilidade em múltiplos contextos é tema do II Encontro Brasileiro de Museus Casas.


A FCRB promove entre 3 e 5 de outubro, em seu auditório, o II Encontro Brasileiro de Museus Casas: Acessibilidade em múltiplos contextos. A programação do evento estará disponível em no portal a partir de 1º de agosto.


Visando fomentar o debate e proporcionar um espaço de reflexão em torno do tema acessibilidade, o Museu Casa de Rui Barbosa convida a comunidade acadêmica e museal a inscrever seus trabalhos científicos e projetos para participar do II Encontro Brasileiro de Museus Casas. As propostas selecionadas serão apresentadas pelos proponentes, durante o evento. 

O termo “acessibilidade” ganhou destaque nos últimos anos, sobretudo a partir da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que “estabelece normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”. Possibilitar acesso de forma ampla e irrestrita se configura, hoje, uma questão fundamental nos espaços públicos, em especial nas instituições culturais. Convidamos a comunidade museal, com especial atenção ao modelo conceitual MUSEU CASA, a debater essa temática em diferentes dimensões: aspectos jurídicos, conceituais, arquitetônicos e sociais. 

Informações sobre o envio dos trabalhos e requisitos para encaminhamento:

:: Natureza dos trabalhos:
Poderão ser encaminhados trabalhos científicos, incluindo projetos finalizados que tenham sido ou não implementados. Ressaltamos que mesmo os projetos que não tenham obtido sucesso em seu processo de instalação podem ser inscritos.

:: Envio:
As propostas deverão ser encaminhadas para museu@rb.gov.brcom o assunto: “APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS — Acessibilidade em múltiplos contextos”. No corpo da mensagem deverão constar as seguintes informações:
   Nome(s) do(s) autor(es);
   Ementa do trabalho com até 5 linhas;
   Telefone de contato.

:: Prazo:
As propostas poderão ser enviadas até 20/7/2016.

:: Resultado:
O resultado das propostas selecionadas para apresentação será divulgado a partir de 1º/8/2016.

:: Dos requisitos para encaminhamento de trabalhos:
Poderão encaminhar trabalhos para apresentação na categoria “comunicações” profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação cujas propostas tenham pertinência com o tema, focado na acessibilidade em seus múltiplos contextos. 
Somente serão aceitos textos completos, entre 10 e 15 laudas (incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, anexos e imagens), tamanho A4, fonte Times New Roman de tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e em formato do Word. As imagens (incluindo gráficos e tabelas) deverão ser enviadas em extensão “jpg” ou “png”, resolução 300dpi, com legenda. Na folha de rosto deverão constar o título do trabalho em caixa alta, nome completo do(s) autor(es), filiação institucional ou acadêmica, e-mail de cada autor, endereço residencial completo, telefone fixo e celular, resumo entre 5 e 10 linhas, em espaçamento simples; e as palavras-chaves (de três a cinco).

Fonte: FCRB
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário