As cidades com boa infraestrutura para bicicletas são mais atrativas para os negócios.


Várias cidades dos Estados Unidos perceberam que ter boa infra estrutura para bicicletas poderia gerar melhores empregos e trazer executivos talentosos.O prefeito de Minneapolis declarou faz algum tempo que andar de bicicleta era parte da sua estratégia para atrair e reter empresas. “Queremos que os jovens talentos que vem aqui, permaneçam. E bom, o ciclismo é uma das maneiras menos dispendiosas para enviar esta mensagem”.

Minneapolis investiu bastante em infra estrutura para bicicletas: Criou uma rede de trilhas alternativas às ruas, somou cerca de 290 km de ciclovias, lançou um dos primeiros programas de bicicletas públicas dos Estados Unidos e criou ciclovias protegidas. Medidas que explicam porque Minneapolis está entre as melhores cidades dos Estados Unidos para andar de bicicleta.

Colle + McVoy uma grande empresa de publicidade, moveu seus escritórios da periferia para o centro da cidade com a finalidade de instalar-se em um lugar que privilegiaria os deslocamentos a pé e de bicicleta. “Como o ciclismo pode ajudar a uma empresa? Nossos empregados são mais sadios,mais felizes e mais produtivos e estamos atraindo a alguns dos melhores talentos da indústria”, declarou Christine Fruechte, CEO de Colle + McVoy.

“Faz 5 anos, os empresários não estavam pensando na bicicleta como parte do negócio. Hoje definitivamente é parte da discussão”, disse David A. Wilson que dirige 16.000 pessoas na consultoria Accenture também em Minneapolis.

Os jovens de hoje dirigem consideravelmente menos que a geração passada como indicam recentes estudos. Por outro lado a revista Motor Trend sinaliza que os profissionais jovens que vivem em cidades preferem gastar seu dinheiro em outras coisas antes de comprarem um carro.

Estes jovens representam a “classe criativa” de talento que muitas empresas cobiçam. É por isso que os líderes cívicos, empresários e políticos em cidades de todo os EUA estão prestando atenção nos seus desejos de viver e trabalhar em lugares mais vivos e habitáveis.

O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel percebeu um ponto importante quando Google-Motorola Mobility anunciou que estava movendo mais de 2.000 postos de trabalho de um campus suburbano para o centro da cidade.

Emanuel explicou: “Uma das coisas que os empregados veem hoje é a qualidade do transporte, devido as facilidades que vem com ele. Facilidades como ter trens, ônibus e as bicicletas como uma opção para ir e voltar do trabalho”.

Martha Roskowski, diretora do Projeto Green Lane, que promove ciclovias protegidas em todo o país, explica: “As cidade que querem brilhar estão construindo este tipo de instalações para bicicletas como parte de um conjunto de fatores atrativos para os negócios. Além disso, a infra estrutura para bicicletas é barata comparada com o que significa construir novos estádios esportivos ou linhas de trem rápido, e pode-se fazer muito mais rápido”.

Christopher Leinberger, professor de negócios da George Washington University, e um perito em imobiliário que previu o boom urbano atual em uma série para a revista The Atlantic, maravilha-se de como as bicicletas estão mudando Washington. “As bicicletas tem sido uma parte fundamental da mudança da capital, onde estão colocando ciclovias protegidas que fazem muito mais por promover a bicicleta que uma linha branca de pintura entre as pessoas e um veículo de uma tonelada”.

“É uma loucura como o uso da bicicleta decolou aqui. andar de bicicleta é parte da decisão final sobre onde uma empresa se move, então sabemos seu grande impacto”, disse Ellen Jones, diretora do Washington Downtown Business Improvement District.

As bicicletas estão melhorando o clima de negócios não somente nas grandes cidades dos Estados Unidos. Austin, Texas, realizou uma ambiciosa expansão da sua infra estrutura para bicicletas: sua ciclovia verde abriu pela primeira vez na primavera apssada. No total são 10 as ciclovias verdes previstas.

O CEO de silicon Labs mudou os escritórios para o centro de Austin faz cinco anos para estar próximo do sistema de caminhos de bicicletas. “Esta é uma grande atração quando as pessoas tomam a decisão de unirem-se a empresa”, declarou.

Por Britto , Fernanda - ArchDaily.
Foto, cidade de Minneapolis, EUA.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário