Submissão de resumos para o IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro vai até o dia 15 de junho.

O IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro disponibilizará 10 Bolsas de Participação (isenção da taxa de inscrição) e 2 Bolsas Integrais (isenção da taxa de inscrição, passagem aérea e hospedagem para os cinco dias de evento) para estudantes de graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis em instituições brasileiras e portuguesas.



O encontro tem como tema central “Conservação-Restauração: a unidade na transdisciplinaridade” e o objetivo de aprofundar o debate acerca da relevância e função da Conservação-Restauração na gestão do patrimônio cultural, considerando a inserção de novas tecnologias e de parâmetros científicos em ações integradas de preservação, a atuação do conservador-restaurador, bem como a avaliação dos processos de formação nos níveis de graduação e pós-graduação. Nesta perspectiva, visamos promover um fórum de discussões e intercâmbio através da troca de experiências entre profissionais e instituições da área e o estreitamento das relações entre instituições de língua portuguesa.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais; estudantes de graduação e pós-graduação interessados na área de Patrimônio Cultural; profissionais Conservadores-Restauradores; profissionais de museus, arquivos e bibliotecas; docentes e pesquisadores da área de conservação e restauração; agentes culturais e procedentes de cargos da administração pública voltados para a área da cultura.

EIXOS TEMÁTICOS:

1. Conservação-restauração: a unidade na transdisciplinaridade
1.1. Formação - parâmetros curriculares e níveis de qualificação
1.2. Instituições, redes de cooperação interinstitucional e mobilidade

2. Novos desafios para a conservação e restauração
2.1. O patrimônio contemporâneo
2.2. Novos materiais e metodologias para a Conservação e Restauração

3. Reflexões da conservação e restauração
3.1. Metodologias e projetos integrados
3.2. Processos de formação na contemporaneidade

4. Salvaguarda e sustentabilidade
4.1. Reconhecimento profissional
4.2. Políticas públicas de proteção e valorização de patrimônio

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

1. A seleção dos trabalhos ficará a cargo da Comissão Científica composta por membros brasileiros e portugueses. Em caso de pareceres divergentes, o trabalho deve ser apreciado por um terceiro avaliador.

2. Serão analisados artigos completos relativos à comunicação oral e resumos relacionados aos pôsteres de autores que discutam a temática do evento, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre relatos de experiências.

3. A seleção terá como critérios básicos sua contribuição à área, a originalidade e relevância do tema, adequação à temática do grupo de trabalho escolhido e a consistência e rigor da abordagem teórico-metodológica. 

SOBRE AS CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Serão selecionados trabalhos que resultem de estudos e pesquisas concluídos ou em desenvolvimento, relacionados com os eixos temáticos do evento.

2. Os textos devem ser encaminhados diretamente para o email do evento: lusobrasileiro.cr2017@gmail.com

3. Serão aceitos apenas artigos e resumos para pôsteres, formatados conforme modelos oficiais.

4. Cada trabalho será apreciado pela Comissão Científica e o resultado será divulgado na página do evento.

5. Estudantes de graduação poderão submeter trabalhos desde que estejam vinculados a um programa de formação científica de Instituição de Ensino Superior, com acompanhamento de docente orientador desta instituição.

6. Os trabalhos podem ter no máximo 5 (cinco) autores, sendo 1 (um) autor e 4 (quatro) coautores.

7. Para as comunicações orais os trabalhos submetidos em coautoria deverão indicar como 1º Autor(a) aquele que irá apresentará o trabalho. Apenas 1 (um) autor poderá apresentar o trabalho no evento, porém todos recebem certificado.

8. Os trabalhos selecionados pelo comitê científico serão homologados apenas com inscrição efetivada no evento até a data de 15 de junho de 2017. Para os trabalhos com mais de um autor, autor e coautores deverão se inscrever no evento.

9. Os trabalhos selecionados farão parte dos anais do evento, publicados com número de ISSN, desde que homologada a inscrição e efetuada a apresentação oral.

10. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.


SOBRE OS CRITÉRIOS DE FORMATAÇÃO E CONTEÚDO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos completos devem seguir as normas da ABNT e as Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e serem apresentados ao final do texto, em ordem alfabética.


2. Os resumos de comunicação oral e pôsters para seleção deverão ser encaminhados conforme modelo oficial para o email: lusobrasileiro.cr2017@gmail.com e deverão ser identificados através do nome do arquivo em formato Word (.doc, .docx) pelo número do eixo temático, sub-eixo e nome do(a) autor(a) (ex: 3.1.JoséGomesDaSilva.doc).


3. Após a divulgação dos trabalhos selecionados, os artigos completos apresentados na forma de comunicação oral, deverão seguir as normas ABNT e serem encaminhados até 15 de setembro de 2017 para o email:lusobrasileiro.cr2017@gmail.com , juntamente com a apresentação final em formato .ppt.


4. Após a divulgação dos trabalhos selecionados, os pôsteres devem ser encaminhados em formato .pdf até 15 de setembro de 2017 para o email: lusobrasileiro.cr2017@gmail.com, conforme modelo que será disponibilizado por email, seguindo obrigatoriamente as seguintes indicações:

4.1. Dimensão: 120 cm de altura, por 90 cm de largura;

4.2. Uma coluna inicial a toda a largura, onde devem constar o título do artigo, os autores e respetivas filiações e contactos. Também, neste espaço, devem ser colocadas imagens/logotipos institucionais e outras relativas a apoios e patrocínios à investigação;

4.3. Seguem-se duas colunas, sendo a sua largura opcional. Na coluna da esquerda deverão constar: Introdução, Objetivos, Área de Estudo, Metodologia e a Bibliografia; na coluna da direita os Resultados, Discussão e Conclusões. A colocação de uma imagem ou cor de fundo, fica ao critério dos autores.


5. Os pôsteres selecionados deverão seguir o modelo oficial disponibilizado na página do evento. Deverão ser apresentados no primeiro dia e ficarão dispostos durante os quatro dias do evento. A confecção, disposição e retirada do pôster no local do evento é de responsabilidade do autor."

Data:
De 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017.

Loca:
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 - Rio de Janeiro,  Brasil.


Informações e inscrições acesse: https://www.lbcr2017.com/

Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário