"The Green Loop", um anel verde para conectar os espaços públicos do centro de Portland.

Por Constanza Martinez Gaete
© Escritório de Planejamento e Sustentabilidade Portland. Fonte: "The Green Loop".

Desde 1987, Portland tem desenvolvido diversos planos diretores para orientar o desenvolvimento urbano em toda a cidade, sobre o rio Willamette ou seu centro.

O plano está atualmente em desenvolvimento é focado em seu centro e com um objetivo de se tornar até 2035 um lugar mais inovador, flexível, sustentável e vibrante.

Chamado "Central City 2035" (CC2035), o plano inclui uma proposta do Gabinete de Planeamento e Sustentabilidade conhecido por seu projeto de natureza inclusiva e sustentável: "The Green Loop".

Plano de Central City 3035, Portland. Fonte: A cidade de Portland




Um anel de verde para todos

"The Green Loop"  vai permitir a construção de um parque linear de 9,6 km até a metade um do leste e oeste da cidade sobre o rio Willamette.

A primeira ideia é construir um caminho misto conectando espaços públicos e emblemáticos, bem como universidades e escritórios, lugares para as pessoas de diferentes setores e com uma mobilidade diferente que precisa de acessos as áreas verdes e infra-estrutura que incentiva a viagem a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.
Fonte: "The Green Loop".
Para não reinventar conceitos, o projeto toma como referências outros projetos urbanos com características bem semelhantes, entre os quais o The Park 606 Chicago que transformaram 4,8 quilômetros de uma linha ferroviária e do Cultural Trail Indianapolis, uma rota mais 12 km priorizado para pedestres e ciclistas.

A concepção do projeto "The Green Loop".
Fonte: "The Green Loop".
Depois de saber quais são as características dos outros projetos e avaliar o contexto local a ser implantado, foram definidos seis princípios fundamentais neste projeto.

Eles consideram que a rota tem uma separação física entre modos de transporte, o caminho é polivalente, tendo mobiliário com um design atraente, a rota está ligado a toda a sua extensão, refletem a identidade de seu povo e traçado  dependendo da orientação dos edifícios existentes.

O desenvolvimento do projeto está sendo trabalhado no Escritório de Planejamento e Sustentabilidade, em conjunto com um Studio escritório, que ganhou em janeiro o concurso de Loop PDX para participar do projeto, que no início deste mês fez uma recriação de uma pequena seção do parque que serviu para ouvir as opiniões e sugestões de quem passou.

Qual é o próximo?

Vista do Sul 7th Avenue, Portland. Fonte: Relatório de Projeto
O andamento do projeto é feito através de duas frentes. Por um lado, reuniões comunitárias e consultas públicas continuam com o trabalho, projetando o projeto para chegar a uma proposta que possa ser incorporada no Plano Diretor de 2035 de Portland. Além disso, o processo deste último irá determinar o que acontece com o "The Gree Loop".

Por enquanto, a cidade de Portland, através do seu Gabinete de Planeamento e Sustentabilidade, continuam com o plano macro de sessões de trabalho público para desenvolver o projeto. Este documento será analisado pela Câmara Municipal no início de 2018, com o objectivo de que pode ser adotado já no mesmo ano.

Fonte: plataformaurbana
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário