Bicicletas nas Ruas

cmass head - Critical Mass Hungria
O conceito de Massa Crítica como movimento de contestação origina-se da cidade de São Francisco nos EUA. No entanto, existe uma outra visão de evento contestador do modelo de transporte privado e motorizado nas cidades. São os “Dias Sem Carro”.
Em Budapeste na Hungria os dois conceitos se casaram. A “coincidência organizada” representada pela Massa Crítica conta com o apoio de diversos grupos, oficiais e oficiosos. Todos promovendo um grande encontro. Desde de 2004, milhares de ciclistas, patinadores e afins (30.000 em 2005), tomam as ruas da cidade. O evento se repete duas vezes ao ano, durante o dia da Terra (22 de abril) e no “Dia Mundial Sem Carro” (22 de setembro).
Mais informações em inglês. Ou através do (http://criticalmass.hu/), para os que falam húngaro.
Um elemento importante na trajetória dos que defendem meios de transporte melhores e mais humanos em Budapeste é a cultura. Por lá os “entregadores ciclistas” são um elemento chave na valorização da “cultura da bicicleta”. Afinal quem usa sabe que além de um excelente veículo, a bicicleta também carrega consigo um estilo peculiar. Tão diverso quanto seus usuários.
As ruas de Budapeste com os 30.000 ciclistas em 2005.
Um motorista que acorda no dia de uma Massa Crítica.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário