Alternativa louvável para reduzir os congestionamentos e reduzir as emissões de poluição, as ciclovias estão se espalhando por toda a cidade de São Paulo.
De acordo com as estimativas, 370.000 pessoas utilizaram a bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo no ano de 2007. Esses dados correspondem a um aumento de quase seis vezes se comparados aos dados de 2002, o que significa que a demanda por ciclovias aumenta em ritmo acelerado.
Em 2006, a Prefeitura lançou o “Pro-ciclista” (Grupo Executivo da Prefeitura da Cidade de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários), uma secretaria responsável por promover a coexistência de diferentes meios de transporte e por conceber projetos de ciclovias interligadas. Uma de suas responsabilidades é desenvolver estudos sobre segurança, conforto e proteção ambiental.
O Governo Municipal construiu 14,8 km de ciclovias em ruas desde 2006 (Figura B). Também estabeleceu diversos estacionamentos para bicicletas nas adjacências de estações de metrô. Há também mais de 1.000 estacionamentos em escolaas, bibliotecas, parques e edificios públicos, e outros 1.000 em construção. Finalmente, o governo municipal iniciou uma iniciativa piloto que permite que a população local pegue bicicletas “emprestadas” em algumas estações de metrô, uma iniciativa implementada com sucesso em muitas cidades como Paris e Barcelona.
Recentemente, como uma forma de estimular o uso de bicicletas, o governo da cidade lançou o primeiro Clube Escola de Ciclismo de São Paulo. O clube foi inaugurado em março de 2008 e é formado por profissionais da Federação Estadual de Ciclismo, que ensinam 3.200 crianças a utilizarem uma bicicleta. É importante notar que todas as crianças são alunos da rede pública de ensino do município.
Fonte: http://www.c40saopaulosummit.com/
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