Efeito estufa em Manaus tem causado sensação térmica elevada e a população reclama que está muito quente, mas não sabem qual o motivo. Quem está nas ruas e calçadas não percebe a camada de poluição densa que cobre a cidade.
Vista parcial da cidade com um densa camada.Foto.©KeyceJhones2011
Manaus amanheceu com uma densa camada de poluição na atmosfera, o que vem acontecendo alguns dias é o efeito estufa, provocado pelo acumulo de partículas de poluição em suspensão no ar, proveniente do aumento de queimadas urbanas, da queima de combustível fóssil, lançados através de veículos automotivos e das indústrias. Muitos não percebem, mas culpam o clima que está quente, e reclamam da sensação térmica elevada, sem ventos e ainda mais úmida, causa irritações na garganta e um grande desconforto para quem precisa estar se locomovendo sempre.
Vista para o igarapé do Educandos.
Foto.©KeyceJhones2011
|
A cada dia o número de carros na cidade tem aumentado, em média são 100 carros novos por mês nas ruas, que além de inchar o sistema viário da cidade, provocam mais ainda o aumento da temperatura na cidade, emitindo partículas de carbono para a atmosfera e a mesma não pode se dissipar no ar. Os raios solares quando incidem na superfície da terra são emitidos para a atmosfera e absorvidos por gases presentes em uma faixa densa de poluentes, retendo o calor, que não libertado para o espaço.
A cidade não tem tido plano mais ousado de arborização urbana para compensar o carbono lançado na atmosfera diariamente. Cada vez mais árvores são cortadas, espaço públicos com espelho d´água e chafarizes são construídos (sem árvores), não há transplante de árvores, só derrubada e cortes.
Foto.©KeyceJhones2011
Depois ficamos reclamando que a cidade está quente!
#PENSE NISSO!
manaus esta quente mas a culpa não é do prefeito e nem dos predios e sim de nos mesmos que derrubamos arvores sem recolocar as tiradas e as pessoas compram carros sem parar a cada ano eu sei que os onibuus nao sao otimos mas temos que pensa no amanha d nossos ideais PENSE NISSO
ResponderExcluir