A Natureza de Açutuba-AM

Açutuba à margem direita do Rio Negro, no Amazonas, tem se mostrado um dos belos espaço naturais que ainda preserva seus aspectos sem a intervenção agressiva do homem, mas será que vai durar muito? 


Com a construção da ponte sobre o Rio Negro, vários pontos considerados isolados da região, começam a ser redescobertos por visitantes que insistem em transformar a natureza em lugar de bordel. Cadeiras plástivas, tendas, carros, latões de lixo para conter os resíduos  que insistem  em ficar na areia fina e macia banhada por uma água morna sob uma brisa fria que pairava pela margem de uma enseada ainda virgem com sua mata nativa, adaptada as condições variantes de um gigante da natureza, o imenso rio Amazonas.
Primeiros raios, logo após uma noite intensa de chuva na praia de Açutuba-AM. Foto©KeyceJhones

Acampamento  pernoite  a espera do sol nascente -   Janeiro de 2012.


Depois de pernoitar na praia a espera do sol nascente da Amazônia, uma chuva inesperada começou a cair e tivemos que adiar a vista dos primeiros raios na areia.

Logo após algumas horas, a chuva passa e o sol surge com seu brilho pela trilha que leva à praia de Açatuba, um dos novos balneários que está se tornando popular, mas que preocupa muito pela demanda de banhistas e a poluição que vem sofrendo pela ignorâncias de seus visitantes.

A praia está bem limpa, comparada aos noticiários, pois os moradores locais, junto com entidades do governo vêm trabalhando para amenizar esse impacto gerando, após a construção da ponte sobre o Rio Negro.


Primeiros raios de sol.  Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones

 A  poesia de um lugar "inóspito".


Lugar que não se deve viver, mas vivenciar às margens de um soberano que revela suas delicadeza formada pela mata nativa.

No período de cheia, as ilhas de praias desaparecem e dão lugar a uma paisagem cercada pela floresta Amazônica, e sua vegetação típica adaptada às variações que o rio passa por seis meses de cheia.

Fortes e constantes chuvas moldam a paisagem para um lugar mais acolhedor do que agitado, longe da multidão que o cerca. Ouvir o som da floresta é melhor do que um axé ou boi, e esta música se complementa com as notas do banzeiro e os gritos agudos dos pássaros que são suavizados pelos vetos nas copas das árvores de uma mata nativa e repleta de mistérios.

Foto©KeyceJhones

Mata virgem à margem da praia de Açutuba. Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones
Natureza selvagem às margens da praia de Açutuba.

Árvores robustas se misturam a uma flora delicada, exuberante e úmida adaptada a cheia e vazante do Rio Negro. Enraizando-se em uma selva virgem de pedras.

O homem não deve tocá-la e sim apreciar todas suas formas e cores que se repetem ao longo de toda a margem do rio. Elementos que  demonstram harmonia constante, mas que precisam de ajuda para manter-se em seu lugar. Essa ajuda é a não interferência do homem ao meio. Este meio que seis meses submerso sob as águas ácidas de cor de chá que transparece ao nosso olhar.

Seis meses depois às margens secam e libertam ilhas de areias e larga extensão de praia. Mas esse período ainda vai custar a acontecer, pois estamos no começo da cheia do rio, e boa parte já está submersa e adormecida.
Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones
Amigos Veganos, Vegetarianos, Ovolactovegetarianos e afins. Foto©KeyceJhones

Foto©KeyceJhones
Foto©KeyceJhones



Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Comentar com o Blogger
    Comentar com o Facebook

3 comentários:

  1. Ficamos na praia durante horas e não deixamos um resíduo, mesmo existindo lixeiras, não tivemos necessidade de deixar algo que produzimos e consumimos.
    Todas as pessoas deveriam ser dotadas de consciência sobre suas interferências no meio ambiente.
    Não custa nada passar pelo lugar sem deixar seus dejetos e deixar somente a lembrança registrada em fotos.

    #Preserve!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, gostei muito da postagem de Paricatuba, Itacoatiara e essa agora.

    Nao to conseguindo achar outras postagem, como faço para para ver o histórico de postagens.

    http://aventurasamazonia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Precisou Pagar Alguma Coisa? Ou só foi pra lá sentou na praia e curtiu a natureza?

    ResponderExcluir