2012 é declarado pela ONU "Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos"

Em 2012 estaremos unidos para conscientizar a todos sobre a importância das energias renováveis em nossas vidas.




A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012, o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo.

Fontes Modernas

Segundo as Nações Unidas, cerca de 1,4 bilhão de pessoas ainda não têm acesso a fontes modernas de energia.

E 3 bilhões dependem de recursos da “biomassa tradicional” como o carvão para atividades diárias como aquecimento e cozimento de alimentos.

Os serviços de energia têm um efeito profundo na produtividade, na saúde e na educação, além da segurança alimentar e serviços de comunicação.

De acordo com especialistas, a falta de acesso à energia limpa e barata impede o desenvolvimento sócio-econômico e humano de comunidades inteiras.

O acesso à energia sustentável é também uma das ferramentas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: Rádio ONU http://bit.ly/vdFK3W


ENERGIA RENOVÁVEL PARA TODOS!



Neste ano e para os próximos, devemos tornar nossa consciência plena, sobre os recursos renováveis em nosso sistema de consumo, esses recursos podem equilibrar todo o processo da cadeia produtiva existente, mas para isso acontecer é necessário que todos estejam unidos, para cobrar dos gestores da nossa cidade e do nosso país, um sistemas que proporcionem qualidade de vida para esta e as próximas gerações, garantindo assim o princípio da SUSTENTABILIDADE.

O governo precisa incentivar as empresas que produzem equipamentos "limpos" para a geração de energia renovável e de luz sem que demande gastos ao cofres públicos. Incentivos como a implantação de energia solar nas habitações do interior, com baixo custo, a partir de créditos e incentivos fiscais para as empresas que promovem, garantirão um geração consciente e que saberão respeitar o meio ambiente, pois terão dele a fonte direta para sua vivência.

Promovendo energia renovável em sua casa.

Todos nós podemos obter energia renovável de forma simples, ou através de produtos existentes no mercado. Um deles pode ser a utilização de "luz limpa" através de tubos solares, capitados por elementos como o Pet com água, Potes de vidro com água, onde promovem a captação dessa luz e refletem ao ambiente interno, sem gerar grandes custos. Mas há elementos mais sofisticados e para implantar em sua casa, empresa ou comércio, que são os tubos solares (Solatube), um sistema que permite um design integrado ao projeto da edificação, que também capta a luz solar e transmite aos ambientes projetados.

A utilização da água como fonte renovável também é muito favorável, desde que possamos reaproveitá-la da melhor forma. As águas servidas (tratadas) e águas captadas das chuvas proporcionam a condição de armazenamento e re utilização, gerando assim uma energia limpa e sem muitos gastos para o poder público.

Energia Eólica + Energia Solar

Uma combinação perfeita para os gestores utilizarem em diversos campos de sua região. São meios não poluentes e de fácil captação. Em Manaus existia a empresa Amazonas Solar que fechou as portas em meados dos anos 90, por falta de incentivo na fabricação de placas solares na região. Um pólo industrial gigantesco como o da região norte do Brasil, deveria ter industrias que fomentassem essa produção em grande escala, promovendo assim uma demanda de consumo do produto e facilitando a geração de empregos e de pessoas conscientes quanto a energias renováveis.

Fontes de energias renováveis 
O Sol: energia solar 
O vento: energia eólica 
Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica 
Os mares e oceanos: energia maremotriz 
As ondas: energia das ondas 
A matéria orgânica: biomassa, biocombustível 
O calor da Terra: energia geotérmica 

As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

A consciência para utilização de fontes de energias renováveis deve partir da iniciativa de diminuir os impostos para esses produtos ,facilitando o consumo, pois é essa demanda que vai gerar o favorecimento da utilização de energias mais limpas no Brasil.

Acesse e divulgue:



Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Comentar com o Blogger
    Comentar com o Facebook

1 comentários:

  1. Legal, são muitas coisas que podemos fazer para diminuir nosso impacto. Consumo de energia elétrica, gasolina, gás natural, água etc...
    Podemos participar da produção de energia elétrica. O governo também pode fazer muita coisa e não parece estar com pressa nenhuma!. Meus familiares que moram na França já instalaram paneis fotovoltaicos que tem um apoio muito forte do governo lá. O governo além de pagar parte da instalação, paga muito mais caro o kWh de origem solar do que o consumidor paga o kWh normal.

    ResponderExcluir