Que tal largar o carro durante uma semana e experimentar outras alternativas de transportes?




EXERCITE A CARONA SOLIDÁRIA
Dê carona. Se os vizinhos vão se deslocar no mesmo sentido que você, combine esquemas com eles. As mães podem se revezar para levar as crianças ao colégio, e daí por diante.

INCENTIVE SUA EMPRESA A ADOTAR A CARONA EMPRESARIAL
A empresa deve não só incentivar a carona solidária, como proporcionar condições para que este se desenvolva, por exemplo, criando um banco atualizado de dados com os endereços dos funcionários.

A empresa também pode criar um sistema de transporte coletivo que ligue os pontos de ônibus à sede, transportando seus funcionários com segurança e tirando alguns carros das ruas.

EVITE OS CONGESTIONAMENTOS
Se você trabalha perto de casa, ou tem a possibilidade de se transferir para uma filial de sua empresa mais próxima de sua residência, vá a pé ou de bicicleta. Procure rotas alternativas, evitando as vias mais congestionadas e com maior concentração de poluentes emitidos pelos veículos.

SE VOCÊ TEM UMA BICICLETA...
Use-a nos deslocamentos, como para ir de sua casa até o trabalho, faculdade ou escola e também pode ir ao cinema, feira e visitar amigos.
Lembre-se de tomar alguns cuidados:
- Não ande na contramão, nem sobre as calçadas, para evitar acidentes com pedestres
- Use capacete
- Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus – procure rotas alternativas, usando ruas calmas
- Faça uso de sinais de braço para comunicar suas intenções aos motoristas
- Pedale pelo lado direito e ocupe o centro da faixa, evitando ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio
- Ao ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando um retrovisor
- Parando no semáforo

DESCUBRA SUA CIDADE A PÉ
O ato de caminhar faz com que você viva de fato a sua cidade e descubra peculiaridades que não percebe quando está dirigindo ou dentro de um automóvel. Incluir trajetos a pé no seu dia a dia faz você mais saudável e diminui o estresse provocado pelo corre corre.

Pedestres têm direitos. Um dos principais é o da preferência sobre veículos nas faixas de segurança, mesmo quando não há semáforo. Procure estimular motoristas a lembrar disso e, quando for dirigir, não esqueça de dar prioridade ao pedestre.

USE TRANSPORTE COLETIVO
Procure usar ônibus, para fazer seus deslocamentos ou parte deles. Você descer um pouco antes do seu destino e ir caminhando para apreciar mais a cidade e sugerir novas formas para melhorar.


CENTROS CULTURAIS E COMERCIAIS TAMBÉM PODEM AJUDAR
Se você trabalha em um centro Cultural ou Comercial, fale com o administrador para implantar um bicicletário no estacionamento.


UNIVERSIDADES TAMBÉM PODEM AJUDAR
Se você é universitário, sugira implantação da carona solidária na universidade para reduzir o trânsito nas imediações. A instalação de bicicletários também é importante para incentivar o uso de bicicletas
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário