Cinco cidades do Brasil com ótima infraestrutura para pedalar.

O planejamento urbano e o incentivo ao uso da bike impacta positivamente na mobilidade urbana das cidades.

O uso da bicicleta como meio de transporte ganha força a cada dia e se tornou pauta de discussão frequente após o grande investimento da prefeitura de São Paulo em 2015. O incentivo para diminuir o trânsito e a poluição faz sentido. Basta olhar para as cidades mais desenvolvidas do mundo, como Copenhague e Amsterdam para perceber que esse é o caminho mais correto para a população.

Para convencer e aumentar o uso de ciclistas, é preciso ter uma estrutura adequada para garantir segurança e evitar acidentes. A construção de ciclovias melhora a mobilidade urbana. Algumas cidades já apresentam resultados positivos de um planejamento realizado com sucesso, como, por exemplo, Curitiba. Os incentivos sociais também são importantes, como a disponibilização de bicicletas públicas e bicicletários bem estruturados.

O site Guia da Semana listou 5 cidades do Brasil com boa estrutura para pedalar. Confira:

Santos/SP


A cidade de Santos é uma das principais e mais seguras para andar de bicileta. A malha cicloviária da cidade conta com 30 quilômetros disponíveis para os ciclistas, sendo que nem toda a extensão é na orla. As ciclovias cruzam várias regiões e chega até a área portuária e a divisa com São Vicente. Além do clima agradável, outro fator que contribui é que Santos é uma cidade plana.

Curitiba/PR


A bela cidade no Sul do país investe muito nas ciclovias. Muitos bairros são interligados e há planos para que alcance o maior número possível. Atualmente a extensão é de 150 quilômetros para uma população de quase 2 milhões de habitantes. A segurança agrada aos ciclistas, pois há um isolamento das faixas com o espaço para os carros por barreiras em muitas partes da cidade, facilitando até o passeio por muitos pontos turísticos.

Sorocaba/SP


O planejamento bem sucedido da cidade do interior de São Paulo fez com que Sorocaba se tornasse referência em estrutura. São 116 quilômetros de ciclovia disponíveis, fato que melhorou e muito a mobilidade urbana da cidade. O "Programa Pedala Sorocaba" foi implantado em 2006 e colhe o fruto do sucesso já faz alguns anos.

Aracaju/SE


A capital do Sergipe está crescendo e ganhando destaque como uma das principais cidades do Brasil para andar de bicicleta. A prefeitura segue investindo milhões e o objetivo é atingir a marca de 100 quilômetros de malha cicloviária, sendo que hoje tem cerca de 70 km.

Rio de Janeiro/RJ


A meta da prefeitura do Rio de Janeiro é de construir mais 50 km de ciclovia até 2016. Já foram construídos cerca de 400 quilômetros para a população de quase 14 milhões de habitantes. Vale ressaltar que o planejamento do Rio é bom, em muitas partes a ciclovia é perfeita, como na orla da praia. Mas em alguns pontos da cidade, é preciso ter mais cuidado e investimento com reparos, como na Zona Oeste da cidade.

Fonte: Guia da Semana, por Guilherme Schiff.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário