Município de Guimarães recebe proposta para que alunos utilizem a bicicleta nos trajetos para a escola.


O município de Guimarães, em Portugal, recebeu ontem, das mãos de vários alunos das escolas do conselho, o testemunho da ‘Rota dos 20’. Trata-se de uma iniciativa do programa Eco-escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, que tem como finalidade contribuir para uma mobilidade mais segura e inclusiva. Amadeu Portilha, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães lembrou que este pode ser um grande contributo para uma das grandes apostas da autarquia que é da ser Capital Verde Europeia em 2020.

“É mais uma ferramenta que nós estamos a utilizar no sentido de concretizar um objectivo essencial de Guimarães. Nós traçamos como desígnio apresentar uma candidatura a Capital Verde Europeia. Temos a noção clara que será muito difícil sermos Capital Verde Europeia se não construirmos um história de sucesso que mostre à Europa que em Guimarães há vontade política e comunitária de mudar o paradigma ambiental”, disse Amadeu Portilha. Para que isso aconteça, explicou o vice-presidente, é preciso mudar mentalidades “induzindo nas crianças está consciência para as questões do ambiente.Toda a nossa acção até 2017 será muito focada em acções de sensibilização e de formação ambiental nas escolas”.

Na prática, o programa ‘Rota dos 20’ incentiva os alunos das escolas do concelho a fazerem o trajecto entre a casa e a escola, e vice-versa, a pé (caminhando em grupo) ou de bicicleta. 

"Podem criar rotas entre a sua casa e a escola, onde vão apanhando colegas”, acrescentou Amadeu Portilha. Uma acção que implica também a intervenção da câmara que, assegurou o vice- presidente “já está a fazer um estudo muito meticuloso sobre a possibilidade de, a curto ou médio prazo, conseguirmos introduzir em todos os percursos à volta das escolas, zonas onde a velocidade máxima será de 30 quilómetros por hora.”
Uma medida que pretende dar mais segurança a alunos e pais.

O vice-presidente da autarquia vimaranense apelou aos alunos presentes para que usem cada vez mais a bicicleta nas deslocações de e para a escola, e assegurou que esta mensagem está a ser bem acolhida pela comundidade escolar. “Vamos lançar agora em Janeiro o Educabicla, um projecto para o uso da bicicleta em Guimarães. É esta malta nova que com pequenos comportamentos vão começar a mudar as mentalidades no nosso concelho, e temos recebido uma boa adesão às actividades propostas”, destacou Amadeu Portilha.

Recorde-se que a cidade de Guimarães foi distinguida re-centemente com o galardão ‘ECOXXI 2015’, atribuido a municipios sustentáveis. Foram tidos em conta 21 indicadores sobres boas práticas , políticas e acções ambientais tais como limpeza urbana, recolha de resíduos, reciclagem, àgua, participação activa, conservação da natureza, educação ambiental, mobilidade, energia, turismo e ordenamento do território.

Fonte: Correio do Minho
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário