Oficina sobre Sistemas de Espaços Livres e a Forma Urbana acontece em Manaus.


Durante a programação da II Semana de Arquitetura e Urbanismo, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFAM, em parceria com o Laboratório QUAPÁ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP promove palestras e oficinas QUAPÁ-SEL, com o tema “Os sistemas de espaços livres e a forma urbana da cidade brasileira contemporânea: produção e apropriação”.

A oficina QUAPÁ-SEL teve sua primeira edição em 2009, em Manaus, quando debateu sobre a importância do tema que trata dos "Sistemas de Espaços Livres Urbanos e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil" (confira o relatório sobre Manaus), ministrado pelo professor Silvio Soares Macedo; Prof. Dr. Rogério Akamine, Prof. Dr. Jonathas Magalhães (PUC-Campinas) e os pesquisadores Conrado Blanco de Souza e João Lucena Busko, todos pesquisadores do QUAPÁ-SEL. A oficina contou também com a participação de diversos universitários, professores de diversas áreas, além da colaboração de agentes locais e representantes do poder público.

O QUAPÁ-SEL é um laboratório de pesquisa contínua que desenvolve estudos sobre os padrões existentes do sistema de espaços públicos na cidade brasileira, aprofundando um importante processo de investigação que foi iniciado em 1994, dentro do Laboratório de Paisagem da FAUUSP, no projeto QUAPÁ - Quadro do Paisagismo no Brasil.

Nesta segunda edição, as palestras ocorrerão no Auditório Rio Amazonas, no dia 26 de novembro, às 9h e contará novamente com a presença do Prof. Silvio Macedo e sua equipe do laboratório, e também com a presença de agente municipais. Para se inscrever é preciso pagar uma taxas de R$ 10 + lata de leite, maiores informações entre em contato com a Coordenação do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UFAMM - CAAU UFAM, ou pelo e-mail caaufam@gmail.com.


Programação
Credenciamento às 08h00

Abertura UFAM às 09h00 
Com Profª Elizangela Sena - Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UFAM

Rede Nacional QUAPÁ-SEL às 09h15
Com Prof. Silvio Macedo/USP

Quadro Geral dos Espaços Livres em Manaus às 10h00
Com Prof. Gonzalo Renato Núñez Melgar/UFAM

Passivo histórico urbano e a arrogância técnica: Uma breve crítica aos processos urbanos recentes em Manaus às 10h15
Com Arq. Geraldo Jorge Tupinambá do Valle/UEA

Intervalo às 10h30

Áreas de risco e preservação ambiental em Manaus às 11h00
PROURBIS/Manaus

Plano Diretor Urbano Ambiental de Manaus e o Sistema de Espaços Livres Urbanos às 11h15
IMPLURB/Manaus

Projetos Institucionais voltados aos Sistemas de Espaços Livres Urbanos em Manaus às 11h30
SEMMAS/Manaus

Encerramento e encaminhamentos às 11h45
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário